No dia 10 de março foi comemorado o aniversário de 12 anos de lançamento do Chromebook e temos muito a comemorar pois o seu uso já é uma realidade no Brasil seguindo uma tendência que vem ganhando força no mundo todo. Mas vamos relembrar um pouco sobre o que é Chromebook.
O Chromebook foi criado pelo Google em 2011. A empresa queria um dispositivo portátil que tivesse rápida inicialização, que fosse seguro e simples de usar. Seu objetivo principal era simplificar a computação e torná-la acessível para todos. Além disso, o Google queria que o usuário tivesse uma experiência de uso e que a gestão de ferramentas e arquivos fosse baseada na nuvem.
12 anos depois, o Chromebook já tem uma sólida credibilidade, principalmente nas instituições que utilizam o Google Workspace for Education. E por que ele é tão querido na educação? São vários motivos, mas podemos elencar alguns:
Chromebooks de uma mesma instituição podem ser gerenciados e políticas de uso podem ser aplicadas aos dispositivos. O administrador do domínio é capaz de determinar quais aplicativos e extensões poderão ser baixados e instalados pelos alunos, por exemplo, e baixar tudo de uma vez, fazendo refletir em todos os equipamentos gerenciados. Além disso, ele pode ser configurado para que apenas contas educacionais do seu próprio domínio sejam capazes de acessar aquele dispositivo e verificar quais foram os últimos estudantes que utilizaram o equipamento. Isso é ótimo para a segurança do domínio institucional.
O Chromebook aumenta o interesse e o engajamento dos alunos dentro e fora de sala de aula, além da segurança ao poder ser configurado para desconectar da conta do aluno assim que a aula terminar. A tecnologia está presente na vida de nossos alunos de forma constante, seja pelas redes sociais no celular, jogos no videogame ou no próprio computador de mesa e precisamos utilizar também nas escolas. Aulas predominantemente expositivas vem perdendo espaço a cada dia e o uso do Chromebook em sala de aula reduz o tempo de deslocamento até o laboratório, não toma muito tempo da aula, pois liga em cerca de 8 segundos, fazendo com que as aulas sejam mais interativas e o professor não se preocupe com equipamentos lentos, tornando o processo de aprendizagem mais interessante para o aluno.
Os Chromebooks costumam ser mais baratos do que os notebooks convencionais, o que é de suma importância ao pensarmos na compra em larga escala pelas Secretarias de Educação ou instituições educacionais. Além disso, a manutenção do Chromebook é um atrativo a mais, já que são equipamentos que historicamente possuem uma taxa de manutenção próxima a zero e a atualização é rápida, feita pelo administrador ou de forma automática. Gerenciar um ou milhares de chromebooks é simples, uma vez que o painel chamado Admin Console permite com que, em poucos cliques, milhares de políticas sejam aplicadas aos equipamentos e às contas de professores e alunos.
A GetEdu é especialista na oferta de formações para professores e gestores educacionais no uso das ferramentas Google e dispomos de um treinamento para uso dos Chromebooks para sua instituição. Entre em contato conosco para saber mais. Além disso, desenvolvemos um painel administrativo que traz dados gerenciais de uso e facilitam a administração dos Chromebooks em sua instituição.
Esperamos que em breve, a maioria das instituições de ensino possam disponibilizar aos seus alunos e professores essa maravilha tecnológica!
Um grande abraço,
Suzane Medeiros
0 Comentários