Considerando os novos desafios e paradigmas da educação trazidos principalmente pela necessidade de aulas remotas e da aplicação de modelos híbridos, os aplicativos da plataforma Google Workspace for Education vêm sendo difundidos cada vez mais.
Essa plataforma, por sua vez, é oferecida pelo Google em diversos pacotes (versões). Vale ressaltar que um deles, o Education Fundamentals, é oferecido de forma totalmente gratuita para instituições de ensino registradas no MEC e já contempla diversos recursos e funcionalidades excelentes para o ensino a distância, presencial e/ou híbrido.
Todavia, com o aumento massivo do uso dessas tecnologias durante o período de afastamento social e aulas remotas, o Google precisou realizar reajustes em políticas de utilização para que seus servidores pudessem suportar, com a mesma qualidade de sempre, a quantidade de usuários e seus respectivos dados - afinal de contas, é muita gente, no mundo todo!
Dessa forma, algumas funcionalidades e capacidades são exclusivas para as versões pagas do pacote Google Workspace for Education como por exemplo, as versões Education Standard, Teaching and Learning ou Education Plus, que trazem maior possibilidade de gerenciamento de contas, maior quantidade de participantes no MEET ou capacidade de gravação além daqueles listados no pacote gratuito (Education Fundamentals).
Faremos uma análise comparativa entre as edições, com foco APENAS nas diferenças entre elas, em cada âmbito de utilização. As tabelas apresentadas abaixo foram importadas do Centro de suporte Google. Ao final de cada tópico a seguir, faremos uma breve análise das funcionalidades que são específicas para cada pacote do Google Workspace for Education.
Serviços principais
Cloud Search é uma ferramenta que permite realizar uma busca minuciosa em todo conteúdo do seu domínio a partir de um termo, seja ele um e-mail, arquivo, nota do Google Keep, ou qualquer outro conteúdo relacionado. Por exemplo, digamos que uma escola queira resgatar todo conteúdo relacionado à "Jornada Pedagógica 2020”. Utilizando esse termo de busca, o Cloud Search fará uma busca completa e identificará todos os conteúdos que o usuário tem acesso e estão relacionados ao termo.
Uso e suporte (Armazenamento)
* Para instituições educacionais qualificadas
** Tempo de resposta menor se comprar 200 ou mais licenças de usuário
O termo Armazenamento em pool (armazenamento em piscina, na tradução literal), refere-se a um sistema de armazenamento que é compartilhado pelas contas institucionais. Dessa forma, não há um limite individual, e sim coletivo para o uso desse espaço. Segundo o Google:
“Ainda este ano, o Google Workspace adicionará recursos para os administradores controlarem melhor o uso do armazenamento em pool na organização. Também entraremos em contato com as organizações que excederem o limite de armazenamento em pool e forneceremos orientações.” (Fonte: Google)
Em contrapartida, as edições exclusivas contam com espaços adicionais de armazenamento. O pacote Teaching and Learning recebe um limite extra de 100 GB por usuário, enquanto o Education Plus acrescenta 20 GB por usuário.
Opções de acesso de usuários
Segurança e proteção de dados
Um aspecto de extrema relevância: segurança e proteção dos dados. Vamos conhecer recursos que fazem parte de algumas das edições pagas do Google Workspace for Education. Mas lembre-se, estamos apresentando apenas as diferenças entre as edições. Vamos lá.
Para as versões Standard e Plus existe a Central de segurança do Google Workspace, que possibilita aos administradores fazer análise de insights gerados pela própria plataforma sobre sua utilização, gerando informações quantitativas sobre questões relacionadas à segurança como, por exemplo, o compartilhamento de arquivos para externos à organização, filtro de spam, dispositivos suspeitos, entre outros.
O Context-Aware Access (controlar acesso com base no contexto), disponível apenas para a versão Plus do Workspace, permite que os administradores definam políticas para tornar granular o acesso aos aplicativos a partir de características contextuais, como IP, localização e identidade do usuário. Ou seja: é possível controlar quais aplicativos podem ser acessados por uma determinada conta sem que o dispositivo em si seja gerenciado pela instituição.
Integração com apps de terceiros
O Google Workspace é uma plataforma flexível e permite compatibilidade com diversos aplicativos de terceiros (externos). Isso possibilita uma utilização expandida das ferramentas, com diversas funcionalidades e potencialidades acrescentadas ao sistema de gestão e às ações pedagógicas. Ao observar o comparativo acima, é comum confundir a função de gerenciar o acesso a apps com senhas com a possibilidade de determinar senhas de acesso aos aplicativos do Google. Isso não é possível, pelo menos não de forma nativa.
Essa utilidade - Gerenciar o acesso a apps protegidos por senha - faz referência a possibilidade de gerenciar o acesso a alguns aplicativos que não seguem algumas políticas internacionais de autenticação de usuário (e acesso único). Ou seja: o Workspace consegue gerenciar o uso de aplicativos externos (que não são do Google) para grupos específicos de usuários de uma determinada instituição.
Gerenciamento de dispositivos
Gerencie quais dispositivos podem acessar os conteúdos institucionais. É possível bloquear dispositivos, desconectar usuários, criar perfis de trabalho e muitas outras possibilidades para administração. O Gerenciamento de endpoints da empresa é o pacote mais completo, e além do que contém nos níveis anteriores, oferece algumas ferramentas para organizações com um grande volume de dispositivos, como o Registro de auditoria de dispositivos, onde os administradores podem verificar um relatório de atividades de dispositivos na rede institucional como, por exemplo, quando um usuário adiciona uma conta institucional a um dispositivo ou utiliza uma senha forma das políticas estabelecidas pela organização.
Lista de endereços e-mails
Uso e limites de e-mail
Compliance e segurança de e-mail
Nas versões Education Standard e Education Plus, os administradores podem armazenar e consultar registros de e-mails (Gmail) no BigQuery, uma plataforma para grandes volumes de dados. Alguns exemplos de consultas que podem ser realizadas são: quantidade de mensagens enviadas no domínio com determinado assunto, número de mensagens diferentes para determinado destinatário, quantidade de mensagens marcadas como spam, entre outros. Ainda nas versões citadas acima, os administradores podem contar um sistema chamado Sandbox de segurança, que realiza a detecção de malwares (softwares mal intencionados - vírus) nos arquivos enviados e recebidos como anexo.
Opções avançadas de entrega de e-mail
Google Meet
Utilizando as contas do Teaching and Learning e Education Plus, os usuários podem iniciar sessões de transmissão ao vivo de suas reuniões do Google Meet, para 10.000 e 100.000 pessoas respectivamente, sendo que estas deverão também estar utilizando contas Google da mesma instituição para visualizar a transmissão.
Nestas mesmas versões, os usuários também terão a funcionalidade de cancelamento de ruído de áudio (eliminar ruídos do ambiente), além da possibilidade de criar salas temáticas - sub salas para dividir os participantes de um meet em grupos - enquetes com perguntas objetivas, sessão de perguntas e respostas para que os participantes fixem as perguntas para o apresentador e monitoramento de presença, onde ao final da reunião o organizador recebe um relatório de participação, ou seja, a listagem de todos aqueles que entraram na reunião em um determinado momento.
Agenda
No Google Agenda, é possível também realizar agendamentos de eventos para que ocorram em salas presenciais registradas pela organização. No entanto, a utilização coordenada dessas salas em um grupo maior pode ser um desafio por isso, a opção Education Plus oferece a possibilidade de visualizar o uso das salas institucionais através de um painel e até mesmo liberá-las automaticamente caso o uso não seja confirmado pelos participantes.
Sala de aula
Na sala de aula, as edições Teaching and Learning e Education Plus oferecem a possibilidade de geração de relatórios de originalidade - busca na internet por plágios e cópias - de forma ilimitada, tanto pelo professor, como pelo próprio aluno antes de realizar a entrega. Essa mesma função é limitada a 5 usos na versão gratuita Education Fundamentals e também na Education Standard. Além dos relatórios em si, as versões mais avançadas permitem a consulta ilimitada e também a comparação de trabalhos realizados com o acervo da instituição, evitando também plágio interno.
Gostou do artigo?
Compartilhe em suas redes.
youtube.com/getedubrasil
@geteduinpics no Instagram
0 Comentários