Dinâmicas para início de aula utilizando as Inteligências Artificiais

 

Nós professores sabemos da importância de planejar aulas interessantes e envolventes para os nossos alunos, ainda mais nos dias atuais, em que a tecnologia avança rapidamente. Porém, a área da educação ainda apresenta resistência em relação à introdução de novas tecnologias em sala de aula. Toda mudança causa um certo receio, é o medo do desconhecido. Mas é importante estar aberto às novidades, pois elas podem trazer contribuições significativas nos sistemas educacionais.

Também há a preocupação em relação a substituição dos professores pela Inteligência Artificial (IA). Entretanto, é importante ressaltar que professores são insubstituíveis. A IA vem para contribuir com o trabalho docente no cotidiano escolar, pois tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, além disso otimizam o tempo do professor.   

A IA objetiva principalmente “dotar de inteligência as máquinas”. Originou-se em 1956, contemplando áreas como Filosofia, Psicologia, Lógica, Matemática e Ciência da Computação. Atualmente, a Biologia e a Neurociências são áreas que também têm influenciado a IA. J. McCarthy é um dos fundadores da área e que deu nome ao termo. Mas afinal, o que seria IA? O seu significado pode ser determinado como a “arte de se construir programas que se adaptem e aprendam, com a finalidade de prolongar o seu ciclo de vida” (VICARI, 2018, pág. 12). 


Contribuições da IA para a área da Educação 


De acordo com Vicari (2018), o uso de IA no campo educacional trata-se de um âmbito multi e interdisciplinar, pois abrange a utilização das tecnologias da IA em sistemas que tem como foco o ensino e a aprendizagem. Portanto, os sistemas educacionais configuram-se como um espaço para executar e testar as tecnologias da IA.  

A IA não se limita à sua capacidade de automatizar processos, vai muito além disso. Alguns dos benefícios da IA estão relacionados à linguagem acessível que ela oferece, dando aos estudantes uma experiência mais eficiente, além disso o conhecimento pode ser acessado de forma muito rápida. Com isso, não é mais necessário abrir várias páginas da internet para buscar informações sobre um assunto, a tecnologia consegue entregar o resultado de forma satisfatória. Também proporciona mais engajamento dos alunos nas aulas, de forma que interajam melhor com o conteúdo e com os seus colegas de turma. 

O uso prático das IAs em sala de aula  

Agora que já conhecemos os benefícios das IAs, vamos conhecer algumas plataformas que podem contribuir com o trabalho do professor e com o processo de ensino-aprendizagem e como utilizá-las de forma prática no cotidiano escolar.


Magic School IA 


O Magic School IA é uma plataforma de Inteligência Artificial que tem como objetivo auxiliar o trabalho do professor, possui mais de 60 funcionalidades que possibilitam a automatização de planejamentos, criação de avaliações, personalização do ensino para atender melhor às necessidades de cada estudante, dentre outras. Além disso, conta com recursos de revisão e resumo de textos, por meio da IA generativa, de forma semelhante ao ChatGPT.  

Com o Magic School IA o professor pode realizar um júri simulado com os seus alunos. Na etapa de construção de argumentos de defesa ou acusação, os estudantes podem contar com a IA. O GIF abaixo demonstra um exemplo de como gerar argumentos de defesa para o tema “Uso da inteligência artificial”.




Porém, não basta apenas gerar os argumentos e utilizá-los, sem antes realizar uma pesquisa para comparar com outras fontes. Assim, é desenvolvida a habilidade de senso crítico dos estudantes. De forma colaborativa, os estudantes dividem-se em grupos, de forma que enquanto alguns pesquisam dentro do Magic School os argumentos, os outros buscam informações em outras fontes como sites da internet ou livros. 


Quick, Draw!


O Quick, Draw! é um site grátis de Inteligência Artificial que adivinha os seus desenhos por meio de uma rede neural. Tem como objetivo criar um conjunto de dados com desenhos variados dos seus usuários. Conforme a pessoa desenha, a IA apresenta sugestões do que o desenho poderia ser. 

Pode ser utilizado com estudantes da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais nas aulas de Arte. Através do Quick, Draw!, o professor pode trabalhar a coordenação motora dos seus alunos. O jogo exibe uma palavra na tela e estipula um tempo para que você desenhe o que foi pedido. Quando o tempo se esgota, é apresentado o que ele acha que você desenhou. Ele também mostrará outras possibilidades que a IA considerou, classificadas por ordem de proximidade com o seu desenho. Você tem a opção de salvar seu desenho no banco de dados, o que ajudará em pesquisas sobre aprendizado de máquina, ou seja, melhorar a IA do jogo. 




AutoDraw 


O AutoDraw também é uma opção para trabalhar com os pequenos, pois auxilia na criação de desenhos incríveis mesmo que o usuário não tenha habilidade. À medida que você desenha, a IA tenta identificar o que você está desenhando e oferece sugestões de desenhos semelhantes.

Você pode optar por aceitar ou continuar desenhando livremente. Ao clicar em alguma das recomendações, o seu desenho será substituído. No AutoDraw você pode utilizar linhas, formas, cores, pinceis e efeitos. Conforme é utilizada, a plataforma fica mais inteligente, aumentando a sua capacidade de identificar de forma mais assertiva os desenhos. 


iAsk.Ai


Outra plataforma de linguagem inteligente é a iAsk.Ai que permite que os usuários façam perguntas dos mais variados assuntos e a IA irá trazer respostas com detalhes e precisão. As respostas são geradas de forma muito rápida. Além disso, não se limita a respostas apenas em formato texto, também conta com as funcionalidades de gerar imagens personalizadas, criar conteúdo e revelar palavras-chave relevantes. 

Pode trazer contribuições no momento inicial das aulas por meio de um quebra-gelo. O professor leva uma temática para a aula e faz uma pergunta interessante ou controversa para a turma. Com o auxílio da IA, podem ser geradas diferentes perspectivas sobre o tema em questão e com isso, promover um debate entre os estudantes. Também é possível criar uma “nuvem de palavras”, os alunos poderão sugerir termos, conforme os principais conceitos da aula e a iAsk.Ai irá organizar as ideias e proporcionar uma visualização de forma bem criativa. O GIF abaixo demonstra como criar uma nuvem de palavras. 



Quizizz 


Há também o Quizizz, que é uma plataforma que produz questionários interativos e gamificados. É uma ferramenta bastante interessante pois pode tornar as aulas mais dinâmicas e engajadoras. Pode ser utilizado por estudantes de todas as idades. Para utilizá-lo basta ter um equipamento com acesso à internet. A criação de quizzes inclui os diferentes tipos de perguntas como múltipla escolha, verdadeiro ou falso, preenchimento de lacunas e permite a inserção de imagens, vídeos e áudios. A plataforma também oferece relatórios detalhados sobre o desempenho dos estudantes, de forma que o professor possa realizar um acompanhamento individualizado. 

Por meio do Quizizz, o professor pode realizar uma avaliação diagnóstica, no início de uma aula, por exemplo. Tendo em vista que é super importante tomar conhecimento sobre o que os alunos sabem acerca de um assunto antes de introduzir um conteúdo novo, será possível utilizar a IA ao seu favor para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes. Essa prática irá direcionar o planejamento do docente, pois agora ele terá uma visão geral sobre a sua turma. O GIF abaixo demonstra como o professor pode gerar um questionário sobre o tema “Inteligência Artificial”. 




A IA apresenta muitas possibilidades de uso dentro de sala de aula, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. Atualmente, há muitas opções de plataformas inteligentes e o professor poderá optar por aquela que atenda melhor à sua necessidade. Estas podem contribuir de forma significativa na área da educação, pois a sua potencialidade de atrair a atenção dos estudantes possibilita que eles se tornem mais interessados pelo conhecimento difundido nas aulas e obtenham maior desempenho nas atividades escolares. 


VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário executivo. Brasília: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Serviço Social da Indústria, 2018. 52 p. Disponível em: https://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/recursos/d1dbf03635c1ad8ad3607190f17c9a19.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.


Artigo escrito por Layne Martins




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