As melhores inteligências artificiais para utilizar em sala de aula

 


O que é a Inteligência Artificial?


A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia digital que se refere a capacidade que a máquina tem para reproduzir ações humanas de forma autônoma, das mais diversas, das mais simples até as mais complexas. Com isso, a IA vem ganhando cada vez mais relevância no mundo, utilizada em diversas áreas, como finanças, entretenimento, transportes e educação. Ao contrário do que era imaginado anteriormente, a interação pessoa e inteligência artificial é viva e passa por constantes aprimoramentos para se tornar mais natural e consiga atingir os objetivos para a qual foi criada. 

Além dos constantes aprimoramentos, muitas pesquisas vêm sendo realizadas para entender a relação entre máquina e pessoa e possíveis novas inteligências para cada vez mais atender necessidades específicas e públicos diferentes.

Outra grande vantagem da (IA) como também é conhecida, é a transformação e otimização de processos, eliminação de papéis e redução de tempo. 


O uso da inteligência artificial na educação


Na sala de aula, a IA pode ser fomentada para uma variedade de propósitos, como: personalizar o aprendizado dos alunos, adaptando-o às suas necessidades e interesses individuais; para criar atividades e experiências de aprendizagem mais envolventes e interativas.

Na sala de aula é comum os professores serem questionados pelos estudantes sobre datas das próximas avaliações, conteúdos que serão contemplados nas avaliações e devolutivas das avaliações realizadas, esses questionamentos são comuns, fazendo com que os professores gastem um bom tempo com essas dúvidas. Para que os professores não precisem sempre responder as mesmas questões, ele pode desenvolver um chatbot para que seus estudantes tenham essas informações acessíveis a qualquer momento. 

Os professores também podem utilizar os chatbots para tirar dúvidas pontuais sobre os conteúdos e indicar materiais complementares para seus estudantes. 

Identificar as dificuldades dos estudantes é sempre um desafio para os professores, mas a inteligência artificial pode também auxiliar os professores nesse quesito, algumas das plataformas utilizadas pelos professores já utilizam learning analytics, dessa forma, fornecem dados sobre o desempenho dos estudantes para os professores, fazendo assim com que eles tenham dados para melhorarem suas aulas e atividades para trabalharem as dificuldades de seus estudantes. 

A realidade aumentada também é um recurso bem interessante para ser usado em sala de aula com os estudantes, seja para complementar alguma explicação do livro didático ou para proporcionar uma experiência com algo que não é da rotina deles, como passeios a museus, visitas a obras de arte, pontos turísticos e obras de arte, com o Google Arte e Cultura e o Google Earth. A realidade aumentada pode ser usada também para os estudantes terem contato com animais em tamanho real e desenvolver atividades a partir dessas experiências. 

A inteligência artificial também dá a possibilidade de serem criadas plataformas adaptativas, com as trilhas adaptativas, os professores criar trilhas personalizadas para os seus estudantes e a partir das suas respostas, a inteligência artificial vai recomendando materiais e atividades para os estudantes. 

Sabemos que fazer os seus estudantes se engajarem é uma questão que sempre desperta muita atenção dos professores e dores de cabeça algumas vezes, e com o auxílio da inteligência artificial os professores podem desenvolver gamificações para fazer com que os seus estudantes se tornem ativos no processo de aprendizagem. Além da gamificação os tornarem ativos no processo de aprendizagem, com o auxílio da IA, ela pode gerar dados das participações dos estudantes, e os professores podem usar esses dados para melhorar suas aulas, reforçar conceitos e a aprendizagem dos estudantes. 


Três Inteligências Artificiais indispensáveis para sua sala de aula


Além dessas inteligências artificiais citadas, temos o Chatmind, é uma ótima ferramenta para quem gosta de mapa mental, sabemos que o mapa mental é um excelente recurso para o estudo. Há algumas alternativas para elaboração de mapas mentais online, porém o diferencial do Chatmind é que a própria ferramenta gera o mapa, com o auxílio da IA e após a elaboração o usuário ainda consegue fazer edições. Para acessar a ferramenta, você pode se registrar ou entrar com a conta do Google e para gerar o seu mapa, siga os seguintes passos, após o registro:



No canto direito, você terá uma caixa de diálogo onde poderá gerar o seu mapa mental digitando o tema que deseja.



               Com isso, o mapa é gerado e você ainda pode realizar modificações e fazer download do arquivo.  


Para quem gosta de planilhas precisa conhecer o Rows, ele é um site que conta com a IA para analisar, resumir e transformar dados de forma mais eficiente das planilhas. Além disso, é possível criar planilhas usando modelos de planilhas disponibilizadas pelo próprio site para edição e é possível também exportar as planilhas para outras plataformas.

 



Na página inicial do Rows, em browse templates, você consegue pesquisar templates para editar e criar a sua própria planilha, como na imagem abaixo.




Outra opção é o Heygen, com ele conseguimos criar vídeos de qualidade com a ajuda da inteligência artificial. O Heygen disponibiliza aos usuários opções de avatar, voz e scripts para a criação de vídeos, o usuário pode editar os templates disponibilizados e adequar as suas ideias. Para acessar a ferramenta é necessário fazer login, o que também pode ser através da sua conta do Google. 





Após, você terá acesso aos templates disponíveis para elaborar as suas produções, como na imagem abaixo.



Para elaborar o texto a ser apresentado no vídeo, basta editar como na imagem abaixo:



E assim, você terá o seu vídeo completo, com template, avatar e narração, pronto para ser apresentado. 

Também não podemos esquecer de citar o Bard e o chatGPT, pois os estudantes podem utilizar essas ferramentas para fazer buscas de resumos de conteúdos para lerem e se prepararem para uma prova, seminário ou complementar seus estudos. 


E o futuro?


Ao longo do artigo foram citados alguns exemplos de inteligência artificial e como elas podem ser utilizadas pelos professores, mas é preciso ter ciência que a IA não substitui a ação dos professores, mas pode auxiliar bastante em diversos aspectos, antes de utilizar qualquer inteligência artificial, é importante que o professor saiba como funciona a ferramenta que pretende utilizar, não só para poder instruir os seus estudantes, mas saber como utilizar de forma correta com seus estudantes, também é importante que o uso também seja planejado pelo professor. 

Considerando-se que essa é uma tecnologia que desperta muita atenção e estudos sobre, certamente teremos mais e mais inteligências artificiais desenvolvidas em um futuro próximo para atender ainda mais públicos e pessoas diferentes, resultando na facilitação das nossas atividades. 




Artigo escrito por Robson Mesquita










Postar um comentário

0 Comentários