De professor para professor - Uma homenagem GetEdu


Sou Luciana Freitas, pedagoga e faço parte da equipe de formadores da GetEdu há 3 anos. Desde que entrei na empresa participei de muitas formações, experiências e vivências em vários locais do Brasil que me fizeram aprender muito mais sobre educação e tecnologia. Nas primeiras viagens, percebi o quão significativa era a mudança de inovação que levávamos para os nossos alunos, professores e gestores da educação pública.

Em um dos municípios que atendemos no sul do país, estive com um professor chamado André, cego desde o nascimento. Ele me apresentou os desafios de ensinar o uso das ferramentas do Google utilizando todas as ferramentas de acessibilidade e, ao final, saí com a gostosa sensação de troca que só o processo de ensino-aprendizagem pode proporcionar, mas, com a certeza de que ele me ensinou muito mais, um aprendizado que levarei para a vida toda. 

Em 2020 tivemos a pandemia de Coronavírus, um ano que marcou a GetEdu por conta das novas estratégias que precisaram surgir devido às questões do isolamento social. Nossas formações, que antes eram presenciais, passaram a ser 100% remotas. No início, tínhamos algumas barreiras com o uso de videoconferências por parte de nossos alunos, mas isso nos obrigou a repensar nossas ações e evoluímos muito, em um curto espaço de tempo, o que tenho certeza que significou o mesmo para diversos professores ao redor do mundo. 

Em uma de nossas formações on-line, atendemos o município de Timbó (SC). Os professores se mostraram bem interessados e engajados com relação ao uso da tecnologia, e, uma delas, a professora Dalila T. P. Cardoso, sempre me enviava os trabalhos de seus alunos para que eu pudesse ver, mostrando o quanto a GetEdu foi importante para o crescimento dela. Em um de nossos eventos pedi que ela fizesse um testemunho: 


"Meu nome é Dalila T. P. Cardoso, trabalho na Escola Municipal Padre Martinho Stein de Timbó, SC, sou professora de Geografia e, na escola estadual, professora de História e Sociologia.

Amo minha profissão, mas ser educadora no mundo em que vivemos hoje é um grande desafio, porque cada vez mais a tecnologia toma conta do nosso dia a dia, e nós educadores estamos concorrendo com isso.

Sempre usei, dentro da possibilidade do educandário, as tecnologias para poder ter meus alunos no conhecimento na sala de aula.

Mas, quando chegou na educação do município de Timbó, parceria com a GetEdu, foi um presente para mim, e com certeza para os alunos. Nos foi oferecido um curso para aprendermos a usar as ferramentas do Google, o que foi excelente. Tudo é novo no uso de certas ferramentas, quase uma batalha, mas é impressionante. Muito bom…

O resultado de tudo isso foi a transformação da sala de aula. O aluno se tornando protagonista de seu próprio conhecimento, me impressionando cada vez mais; produzindo seu conteúdo com os aplicativos.

Durante esse novo processo de ensino-aprendizagem usando as ferramentas do Google, percebemos que os alunos brincam, se divertem e produzem conhecimento. O professor monitora o que está sendo produzido, com sua presença pedagógica. 

Vejo que o papel do professor se torna muito importante, porque, além de ensinar, ele aprende, e tem que ter uma visão para coordenar a aprendizagem e direcionar o aluno a desenvolver as competências e habilidades.  

Quando o aluno usa as ferramentas do Google, deve ser orientado, porque deve aprender sobre o que está fazendo com muita responsabilidade, e saber que todo o conhecimento produzido pode ser compartilhado com a comunidade escolar.

Ele aprende a escrever, a pesquisar, trabalhar sua criatividade, estética dos trabalhos, a oratória, produz textos compartilhados, os trabalhos em grupo os alunos fazem em sala e em casa são compartilhados com os colegas e com a própria professora, e é por isso que me realizo com a educação de forma transformadora e inovadora.  

Todas as ferramentas que aprendi no curso uso com meus alunos e já fazem parte da nossa rotina. Eu, como professora, monitoro eles em tempo real.

Obrigada, GetEdu"



           

Professora Dalila Cardoso

Das muitas formas de homenagear todos os professores que fazem nossas formações resolvi dar voz para Dalila, pois ela retratou com o seu texto o que milhares de professores aprenderam, que as tecnologias digitais oportunizam crescimento para professores e alunos, mas que nada substitui a ação profissional do educador.

E para finalizar, nós, formadores que levamos a inovação para todos os professores, somos gratos pela oportunidade de conviver com tantas histórias inspiradoras e de poder compartilhar experiências com a GetEdu.


Feliz dia dos professores!


Uma abraço e não deixe de nos seguir nas redes sociais @getedubrasil.


Artigo escrito por Luciana Freitas e Dalila Cardoso revisado por Suzane Medeiros e Wellington Maciel

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Obrigada, pelo carinho e reconhecimento, sobre a importância do professor e da tecnologia.
    Juntos o conhecimento e as informações continuam.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. GetEdu obrigada pela disposição e pelo reconhecimento da importância do professor x tecnologia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Luciana, prof. Dalila, pela experiência vivida e compartilhada de forma simples! Lá na frente a conta fecha positivamente sempre!!! Gratidão.

    ResponderExcluir