Programação na infância com o Grasshopper.

Já pensou em aprender a programar através de um jogo super divertido? O Grasshopper é um aplicativo que faz parte do programa "Cresça com o Google" que ensina linguagem de programação para iniciantes. Ele nada mais é que um curso básico de programação bem ao estilo Google: simples e intuitivo de ser utilizado. O nome Grasshopper foi uma homenagem do Google para Grace Hopper, uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos, considerada por muitos a mãe da programação de computadores.

Para acessá-lo, entre no site https://grasshopper.app/pt_br/ ou baixe o app na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel. Na página inicial, clique em Comece a programar hoje e faça o login com sua conta Google para começar a utilizar o aplicativo. Não esqueça de, depois do login, acessar o tutorial com os primeiros passos.

O Grasshopper foi desenvolvido numa plataforma incremental onde o aluno é exposto a problemas simples até aos mais complexos. Ele utiliza a linguagem JavaScript para ensinar conceitos fundamentais em lógica de programação, que poderão ser utilizados em várias outras linguagens, instigando os usuários a desenvolver soluções práticas e diferenciadas nos mais diversos níveis de dificuldade. E quando as atividades são realizadas de forma correta, ele passa para as próximas fases, até concluir todas as etapas.

É importante pontuar que as atividades são elaboradas de forma lúdica, possibilitando que o aluno aprenda através da observação e tentativa e erro. A ferramenta pode ser utilizada através do computador e do celular, o que a torna ainda mais acessível.

Além das habilidades técnicas que podem ser desenvolvidas, o Grasshopper também auxilia jovens-adultos na conquista do primeiro emprego, já que em determinados momentos os módulos são voltados para processos seletivos, com perguntas relacionadas ao tópico programação. Ainda nesse sentido, o aluno pode consultar a galeria de Snippets com códigos disponibilizados por outros e possivelmente também disponibilizar suas criações em portfólio.

Mas quais são os benefícios dos nossos alunos aprenderem a programar desde cedo?

·         Aprender a programar estimula a criatividade, que é uma das qualidades mais interessantes de um ser humano. E as inovações que temos hoje só aconteceram devido à mente criativa de alguém.

·         Aprender programação ajuda a criança a desenvolver o raciocínio lógico. Este, auxilia na formação do pensamento crítico e desenvolver essa habilidade faz a criança resolver melhor os seus problemas e tomar decisões mais assertivas.

·         Além de desenvolver o raciocínio lógico, aprender a programar faz com que a criança estude conceitos matemáticos considerados avançados desde cedo e tenha mais facilidade com eles.

·         Aprender a programar faz a criança ter voz no mundo atual. Hoje em dia não precisamos ser fluentes apenas em línguas estrangeiras, mas ser fluente na linguagem digital é importantíssimo para os futuros cidadãos.

Sabemos que quanto mais cedo somos expostos a alguma coisa, mais fácil é a aprendizagem. E ensinar programação ainda na infância, quando o cérebro da criança está sedento por novos aprendizados, é imprescindível. Com o Grasshopper você e seus alunos não tem mais motivos para não aprender a programar. Crianças que sabem programar são mais capazes de propor soluções na sociedade e se tornarem adultos mais independentes.








Um abraço,

Equipe GetEdu Escrito por Suzane Medeiros e revisado por Ian Zdanowsky.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Mais uma ferramenta para estimular o desenvolvimento cognitivo. Quanto mais cedo se familiarizar com este "novo idioma", mais fácil e natural será lidar com ele e propor soluções para os desafios que a vida nos propõe.

    ResponderExcluir