Como utilizar o Google Sala de Aula na Educação Infantil

         O Google Sala de Aula ou Google Classroom é a ferramenta desenvolvida pelo Google para comunicação e gestão de sala de aula.  Ele foi desenvolvido para possibilitar um suporte digital ao processo de ensino e aprendizado e para simplificar a comunicação entre professores, alunos e pais.

Quando a ferramenta surgiu, muitos professores ficaram preocupados em como iriam utilizar o aplicativo na educação infantil, já que as crianças nessa idade ainda não estão alfabetizadas e não saberiam operar as funcionalidades. Porém, diferente de outras faixas etárias, o que temos que ter em mente é que essa é uma grande oportunidade para estabelecer um canal de comunicação rápido, simples e organizado com os pais. 

E nesse caso o uso do Google Classroom na educação infantil, trará uma conexão maior entre escola, professores e pais, o que é vantajoso, principalmente, para essa etapa de aprendizagem. Em 2016, quando o uso dessa ferramenta ainda não era massivo no Brasil, uma escola que tivemos a oportunidade de acompanhar presencialmente decidiu por fazer uso em todas as séries e o engajamento foi total: os alunos pequenos gostaram tanto da novidade que já corriam para pedir aos pais para ver se tinha tarefa de casa no Google Sala de Aula e os pais passaram a ter mais participação no dia-a-dia da escola.

A preocupação inicial de uma criança tão pequena ter acesso a um e-mail, logo deu espaço para uma oportunidade única: ter o controle do que o filho faz com o e-mail e poder estar dentro de um domínio seguro, pois cada instituição de ensino define políticas próprias como, por exemplo, inserção de filtros de pesquisa no YouTube ou até mesmo o bloqueio de alguns sites inapropriados para a idade do aluno.

E como fazemos para acessar o Google Sala de Aula? Sugerimos que o acesso seja feito através do e-mail institucional. Esse pequeno tutorial no nosso canal do Youtube pode te ajudar: Como acessar o Google Sala de Aula. E pensando na disponibilidade das ferramentas Google em qualquer dispositivo e em qualquer lugar, pelo celular, você deve baixar o Google Classroom na loja de aplicativos do seu aparelho e fazer o acesso como mostramos no vídeo a seguir: ​​Vincular conta institucional ao Google Sala de Aula no celular.

E para os alunos que já utilizam o Google Classroom por conta própria, os pais também poderão acompanhar as tarefas postadas, já que é possível adicionar os pais dos estudantes como responsáveis em uma turma, para que tenham acesso ao relatório (semanal ou mensal) do desenvolvimento do seu filho. 

A dica para utilizar o Google Sala de Aula na educação infantil é entrar no mundo das crianças, usar a criatividade e fazer algo que chame a atenção delas. Lembrando: na educação infantil, os pais são essenciais para o aprendizado, então sugerimos que as instruções da atividade sejam descritas de forma fácil e minuciosa (incluindo os objetivos para que haja o entendimento dos pais). Outro detalhe importante é sempre colocar uma orientação de como fazer a entrega no Classroom, até que se crie a cultura de uso do aplicativo. 

 Alguns exemplos de atividades para educação infantil:

  1. Poste vídeos de histórias infantis e depois peça aos alunos para desenharem o que mais gostaram da história. A entrega dessa atividade pode ser feita através da criança fotografando o seu desenho pelo celular e depois os pais postam a foto no Google Sala de Aula.  

  2. Poste uma atividade  que utilize o Google Jamboard (Google Jamboard), que é um enorme quadro branco onde podemos criar jogos educativos,  atividades com cores e formas, contar uma história com desenhos etc. Basta usar a imaginação e ter muita criatividade, pois é uma ferramenta versátil, que virou a "queridinha" da educação em época de pandemia, os alunos simplesmente amam!

  3. Para ensinar matemática, um jogo de quebra-cabeça no próprio Jamboard ou no aplicativo Google Arte e Cultura (Google Arte e Cultura) é excelente para desenvolver nos alunos a habilidade de sequência e ordenação. O quebra-cabeça ensina a criança ter raciocínio espacial e também ensina sobre formas e tamanhos. 

  4. E que tal enviar um vídeo aos alunos pelo Google Sala de Aula ensinando como  fazer massinha de modelar em casa? Assim eles teriam um momento super divertido em família e vão se lembrar por muito tempo. Eles podem tirar fotos de como ficou a receita e ao final, enviar para o(a) professor(a) pela tarefa postada na ferramenta. 


Para aulas síncronas ou reuniões com pais, podemos deixar ativo o link do Google Meet (a ferramenta de videoconferência do Google) na página principal do Google Sala de Aula. Quem em tempo de pandemia não participou de aulas ou reuniões on-line não é mesmo?! E o que antes de 2020 parecia algo distante de acontecer, já se tornou rotineiro. 


No Brasil, muitos professores só conheceram o Google Sala de Aula na pandemia, porém ele é utilizado desde 2014 para apoiar o ensino presencial. Em escolas que possuem Chromebooks (equipamentos computacionais desenvolvidos pelo Google especialmente para a educação, que se parecem bastante com um notebook) ou outro tipo de computador, esses equipamentos são utilizados para acessar o Google Classroom para  realizar as tarefas postadas com a orientação do professor em sala de aula, permitindo a utilização de estratégias pedagógicas mais ativas. 

Ao invés de enviarmos uma folha para o aluno fazer o dever de casa, podemos postar a mesma atividade no Google Sala de Aula, assim os pais terão documentado o que deve ser feito e mesmo quem não participou da aula presencial por algum motivo será beneficiado. O mesmo vale para avisos e materiais, basta colocá-los no aplicativo e os alunos terão acesso a qualquer tempo e de qualquer dispositivo, já que o Classroom também pode ser acessado via App em dispositivos móveis.  

A tecnologia traz diversos benefícios, inclusive a possibilidade de expandir as estratégias de aprendizagem a serem utilizadas com nossos estudantes. E usando o Google Sala de Aula, é possível construir novos processos educacionais mesmo para alunos pequenos. Entre no nosso canal do YouTube (youtube.com/getedubrasil) e veja os tutoriais sobre o Google Sala de Aula que temos disponíveis para você. 



Este artigo foi escrito por Luciana Freitas e revisado por Marcele Aline, Wellington Maciel, Suzane Medeiros.







Comentários

  1. o produto educacional jamboard ótimo instrumento de trabalho para construir atividades envolvendo envolvendo ortografia , de matemática ( números naturais).

    ResponderExcluir
  2. O google sala de aula dá oportunidade em acompanhar o estudante com correção de atividades e construção de atividades. Podendo também fazer um feedback entre professor e estudante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As melhores inteligências artificiais para utilizar em sala de aula

Dinâmicas para quebrar o gelo no retorno das férias: Incentive a participação dos alunos com as ferramentas Google

Utilizando o Bard a favor do professor em sala de aula