Autismo e Tecnologia Digitais
Dia 02 de abril é o dia mundial da conscientização sobre o autismo, e para nos conscientizar sobre, vamos conhecer um pouco sobre sua definição e possibilidades de uso do Google Formulário dentro da sala de aula
Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição neurológica de desenvolvimento que interfere na coordenação motora, na comunicação, na interação social e nas habilidades físicas de um indivíduo.
A comunidade autista não constitui um público homogêneo, ou seja, têm níveis do espectro do autismo, tornando-os indivíduos cada qual com suas particularidades e individualidade singular, ou seja não se pode generalizar personalidades e enquadrar em um só parâmetro. No entanto, pesquisas e estudos sobre tecnologias digitais apontam uma maior aproximação desses sujeitos por ferramentas digitais, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem com o uso de recursos tecnológicos.
Os docentes que lidam com o autismo no espaço escolar demonstram em suas práticas a aptidão que os alunos no espectro possuem para expressarem seus conhecimentos e habilidades por meio do uso de ferramentas tecnológicas digitais em sala de aula, nesse caso, o Google Formulário.
Os educadores que lidam com o autismo em suas salas de aula podem comprovar o potencial que os alunos no espectro possuem para expressarem seus conhecimentos e habilidades através das tecnologias digitais,
O que é gamificação?
O conceito de gamificação (traduzido do inglês gamification), consiste em usar designer de jogos, em contextos de não jogos, sendo essencial dentro do espaço escolar para engajamento dos alunos, por exemplo, quando se usa figurinhas e estrelas para compensar uma atividade criada, isso é uma forma de gamificação que já se usa há anos dentro da escola.
Nesse sentido, ao se criar uma gamificação digital tem que ter em mente um objetivo bem definido e com alguma conquista para o aluno. Sempre que alcançar algum desafio, responder a pergunta, ele recebe alguma recompensa, que pode ser GIFS, imagens, pontuação, moedas para simular o jogo virtual. Uma das características de pessoas com autismo, é o hiperfoco por assuntos específicos, ou seja, podem passar horas falando daquilo que desperta o seu interesse.
Pode aproveitar essa particularidade para criar formulários de acordo com seus gostos para ensinar os conteúdos escolares, por exemplo, um aluno no espectro que adora astronautas, pode se gamificar dentro de um formulário sobre o Sistema Solar, veremos isso mais a frente.
Na sociedade contemporânea não se pode negar o grande interesse das crianças e adolescentes por jogos digitais, que passam horas jogando nesse universo. Ao se pensar no contexto educacional surgem dois desafios: a forma que os professores lidam para criar estratégias de como utilizar os jogos para trazer a realidade dos educandos e atraí-los para realizar as atividades, e usar os jogos como recurso pedagógico e fomentar o interesse para um uso educativo.
Google formulário
O Google Formulário é uma excelente ferramenta para a elaboração de uma atividade gamificada, podemos então trabalhar alguns dos elementos de jogos, por exemplo, desafios, trajetórias, feedback, pontos por recompensa de etapas (no caso seções) e evolução por barra de progresso. Ao ser explorado, possibilita uma atividade mais engajadora, leve, interessante e se consiga atingir o objetivo que é aprendizagem
Para você elaborar uma atividade gamificada no Forms é prático, mas é importante que haja um planejamento porque essas atividades exigem diferentes respostas dos alunos, que os leve para diferentes trajetórias, na base de conexão entre diferentes sessões dentro do Google Formulário.
Crie seu formulário acessando menu de aplicativos, ou escreva forms.new no navegador. De o título de sua preferência, no exemplo, demos o nome: Terra à vista: a jornada de um astronauta em busca de seu lar. E uma definição do que será abordado, quais as regras do jogo, o que ele encontrará em sua jornada e quais são as recompensas.
A seguir coloque a pergunta que será trabalhada e selecione modo “Múltipla-escolha”, adicione as respostas, na exemplificação foi colocado imagens para a tornar mais lúdica e se aproximar da experiência de um vídeo-game. Agora adicione novas seções e abaixo das perguntas aparecerá a opção de configurar a pergunta para que tenha a resposta de acordo com o parâmetro criado. Ou seja; “ir para seção 2 (Acertou a questão)” e “ir para seção 3 (Errou a questão)”. Configure nos três pontos da pergunta selecionada: mais opções > ir na seção com base na resposta > ao lados das respostas terá caixa de seleção ao lado da resposta correta coloque: “ir para seção 2 (Acertou a questão)”; ao lado das respostas erradas coloque: “ir para seção 3 (Errou a questão)”. E assim sucessivamente.
Veja o GIF explicativo abaixo:
Fonte: GetEdu
Essa atividade é uma possibilidade que podemos criar a partir de um Google Formulário para promover inclusão de alunos com TEA em sala de aula para seu avanço no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Por isso, é fundamental dentro do ambiente escolar fomentar o uso de tecnologias digitais, como as ferramentas Google, que proporcionam e auxiliam na integração desse aluno para uma ativa participação em sala de aula com os seus pares.
Atividade Exemplo: Terra à vista: a jornada de um astronauta em busca de seu lar
Fonte: GetEdu
Bônus: Indicações de Séries:
Uma Advogada Extraordinária (2022)
Onde assistir? Netflix
Gênero: Comédia, Drama
Sinopse: Uma jovem autista brilhante é contratada por um grande escritório de advocacia. Ela possui um QI alto e uma memória impressionante, mas tem dificuldade com interações cotidianas. (Netflix, 2023)
Atypical (2017 - 2021)
Onde assistir? Netflix
Gênero: Comédia, Drama
Sinopse: Sam, um adolescente com traços de autismo, resolve arrumar uma namorada. Sua busca por independência coloca toda sua família em uma aventura de autodescoberta. (Netflix, 2023)
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