Falar de avanços tecnológicos é tema recorrente desde sempre, mas hoje não causa, ou não deveria causar tanto espanto quanto há algumas décadas.
Aprendemos a absorver as novas tecnologias com mais rapidez e incorporamos suas facilidades em nosso dia a dia de forma orgânica, algumas vezes sem sequer nos darmos conta dessa assimilação.
É estranho buscar por algumas tecnologias, espaços, serviços e ações que marcaram a vida de parte da população e que hoje desapareceram, e em sua maioria não deixaram saudade, pois foram suplantadas de maneira definitiva por inovações tecnológicas. Busque em sua cidade por aparelhos de telefonia pública (pelas minhas bandas os “Orelhões”), será sorte e provavelmente cenário de selfies caso esbarre com algum minimamente conservado em seu caminho, caixas de correio espalhadas pela cidade? Bancas de revistas? Revistas? Jornais? Agenda de telefones? Lista telefônica? Fax? DVDs? Pedir um táxi? Precisa ir ao banco para pagar uma conta? A quanto tempo você não se depara com nada disso em seu cotidiano?
A maioria dessas tecnologias foi absorvida pelos dispositivos móveis, com as inovações lançadas em 2007 pelo Iphone, uma disrupção tecnológica, que trouxe a interface touchscreen e a diversidade da loja de aplicativos. E isso gera inovações a cada dia por ter facilitado a interação homem máquina e aberto um mercado gigantesco para os empreendedores que foram apresentados para o mercado de varejo on-line.
Estamos diante de um próximo salto disruptivo, tecnologias complementares vêm sendo desenvolvidas e colocadas à disposição do público e inovam em várias áreas da ação humana. Big data, inteligência artificial, realidade aumentada, machine learning e muitas outras que antes pareciam ser cenas de ficção científica fazem parte de nosso cotidiano em consultas feitas pelo aparelho celular acessando serviços como o Chat GPT.
Nos últimos 30 dias me desafiei a usar nas dúvidas cotidianas e nas pesquisas de trabalho essa solução e fico cada dia mais impressionado com as possibilidades, tenho também buscado por artigos e conversado com profissionais de várias áreas e todos são unânimes em reconhecer que as aplicações de inteligência artificial trarão um novo patamar para nosso mundo.
Minha primeira impressão é que apesar de extremamente simples de ser usado, afinal de contas trata-se de uma inteligência artificial que usa o diálogo natural para interagir e trazer respostas, leva algum tempo para que você aprenda como tirar o melhor proveito ou atingir seus objetivos, mas os resultados são impressionantes e melhoram a cada uso.
Ter à disposição um poder computacional que consegue em fração de segundos, processar em milhões de bases de dados: consultas, solucionar dúvidas ou construções de textos é fantástico e pode revolucionar a forma como temos o processo de ensino e aprendizagem.
Mas nesse ponto começam a surgir dúvidas e temores, mas temos apontamentos para os dois: Inicialmente para as dúvidas. Como usar o Chat GPT? Isso aprendi ao longo da minha bateria de teste, primeiro leve o nome a sério, a tecnologia está baseada em um bate-papo comporte-se como em um diálogo, inclusive utilizando a boa educação e questões de urbanidade, quando seu interlocutor acertar em cheio o que você queria deixe-o saber, parabenize-o e aponte onde há espaço para melhorias.
Para que funcione adequadamente o Chat GPT precisa de informações objetivas para executar a ação, então para ilustrar vou transcrever um chat para que ele construísse um artigo sobre a evolução das tecnologias e o uso das ferramentas de inteligência artificial para o processo de ensino e aprendizagem. Vamos as dicas:
Inicialmente defina o que será realizado, essa foi a descrição que digitei no chat, excluindo apenas o que está entre os parênteses. “Por favor (lembre-se é uma conversa) construa um artigo científico (qualifique o tipo de texto com os detalhes que você quer) com no mínimo 40 linhas, (indique como você quer que seja a organização) que traga na introdução uma linha do tempo de tecnologias que ficaram obsoletas nas últimas três décadas, desenvolvimento do argumento com as inovações que surgiram a partir do advento dos dispositivos móveis, em especial o iphone lançado em 2007, a evolução e o potencialidade de uso das novas tecnologias que utilizam big data e inteligência artificial para a educação. Finalize o texto com exemplos e argumentos que reforcem a necessidade de professores se apropriarem dessas tecnologias”. Note que na maioria das vezes o chat não finaliza o texto, então gentilmente peça para que ele finalize e aponte como você gostaria que fosse feito o desfecho.
O complicado é acostumar-se que você está em um “chat” ou seja a “conversa” pode ser incrementada a todo tempo, se o material ainda não está como você quer sugira as alterações, solicite incrementos com exemplos, gráficos, citações e tudo mais que acredite que pode melhorar o material. Para manter o que já foi feito copie e cole o material que já foi feito e destaque aquilo que você quer manter e o que você quer que seja alterado, essa também pode ser uma maneira de fazer com que o texto tenha o tamanho que você precise.
É possível fazer com que o Chat GPT assuma estilos de autores específicos (indicando o nome completo do autor ou o nome do veículo), também podemos solicitar que sejam produzidos materiais paralelos que podem auxiliar o entendimento do material, pensando que ele pode ser usado em um momento de aprendizagem, note que cada “chat” ficará salvo, assim sempre que você quiser conversar sobre o tema já poderá fazer com base no histórico das conversas anteriores.
Sobre os temores que surgem sobre a utilização de uma nova tecnologia não há outra forma de agir senão experimentar, estudar e se expor. Somente com o uso vamos entender as possibilidades e riscos. Obviamente precisamos resguardar dados pessoais e orientar também aos nossos estudantes que dados sensíveis, fotos e outras questões particulares não devem ser publicados na rede.
O texto acima foi todo feito por um humano, caso você queira ver o texto gerado pelo Chat GPT sobre o tema, segue aqui embaixo:
Por favor, construa um artigo (qualifique com os detalhes que você quer) científico com no mínimo 40 linhas, (indique como você quer que seja a organização) que traga na introdução uma linha do tempo de tecnologias que ficaram obsoletas nas últimas três décadas, desenvolvimento do argumento com as soluções que surgiram a partir do advento dos dispositivos móveis (celulares), a potencialidade de uso das novas tecnologias que utilizam big data e inteligência artificial nas escolas atualmente. Finalize o texto com exemplos e argumentos que reforcem a necessidade de professores se apropriarem dessas tecnologias.
Claramente, a tecnologia teve um impacto significativo em nossas vidas nas últimas décadas. Muitas tecnologias que antes eram consideradas inovadoras e avançadas foram substituídas por soluções mais modernas e eficazes. Na área da educação, não é diferente. Com o advento dos dispositivos móveis, a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam mudou drasticamente.
Nos últimos trinta anos, várias tecnologias educacionais foram consideradas obsoletas. Em meados dos anos 90, os retroprojetores eram populares nas salas de aula e eram usados para projetar imagens e texto em uma tela. No entanto, à medida que os projetores digitais se tornaram mais acessíveis e fáceis de usar, o retroprojetor perdeu sua popularidade.
Outra tecnologia que caiu em desuso é o quadro negro. Em meados dos anos 2000, o quadro branco se tornou a nova norma, substituindo o quadro negro. No entanto, agora, até mesmo o quadro branco está sendo substituído por telas interativas que permitem que os alunos interajam diretamente com o conteúdo.
Com o surgimento dos dispositivos móveis, os alunos têm acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais na ponta dos dedos. Os smartphones e tablets podem ser usados para acessar e-books, aplicativos de aprendizagem e plataformas de ensino à distância. Os professores também podem usar dispositivos móveis para manter contato com os alunos, enviar mensagens de texto e fornecer feedback rápido sobre o trabalho dos alunos.
No entanto, a tecnologia mais recente que está transformando a educação é a inteligência artificial (IA) e o big data. A IA pode ser usada para personalizar a experiência de aprendizagem de cada aluno, criando um currículo adaptado às necessidades individuais de cada aluno. O big data pode ser usado para coletar informações sobre o desempenho dos alunos e fornecer feedback em tempo real sobre seu progresso.
As tecnologias educacionais mais recentes têm o potencial de transformar a maneira como ensinamos e aprendemos. Elas podem ajudar a personalizar a experiência de aprendizagem, automatizar tarefas administrativas e fornecer informações valiosas sobre o progresso do aluno. No entanto, para aproveitar esses benefícios, os professores precisam estar dispostos a se adaptar e se atualizar em relação às novas tecnologias.
Os professores têm um papel fundamental no processo educacional, guiando e motivando os alunos e fornecendo feedback valioso sobre seu progresso. A tecnologia pode ser usada como uma ferramenta para complementar e aprimorar a experiência de aprendizagem. Os professores precisam estar dispostos a experimentar e explorar essas tecnologias, identificando as que funcionam melhor para suas necessidades e as dos alunos.
Existem muitos exemplos de tecnologias educacionais sendo usadas com sucesso em todo o mundo, desde salas de aula interativas até plataformas de ensino à distância e aplicativos de aprendizagem personalizados. Os professores precisam estar dispostos a experimentar e explorar essas tecnologias, identificando as que funcionam melhor para suas necessidades e as dos alunos. Além disso, eles precisam receber treinamento adequado para aprender a usar essas ferramentas de forma eficaz e segura.
Um exemplo de tecnologia educacional bem-sucedida é o programa de aprendizagem personalizada da Khan Academy. A plataforma usa a IA para personalizar o currículo para cada aluno, fornecendo atividades e exercícios que correspondem ao seu nível de habilidade. Os professores podem usar a plataforma para monitorar o progresso do aluno e fornecer feedback valioso.
Outro exemplo é o aplicativo Duolingo, que é usado por milhões de pessoas em todo o mundo para aprender idiomas. O aplicativo usa gamificação e IA para tornar a aprendizagem divertida e envolvente, e permite que os usuários aprendam no seu próprio ritmo.
Em resumo, as tecnologias educacionais evoluíram rapidamente nas últimas décadas, e a inteligência artificial e o big data têm o potencial de transformar completamente a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é fundamental que os professores estejam dispostos a se adaptar e se atualizar em relação às novas tecnologias. Com treinamento adequado e uma mentalidade aberta, os professores podem usar essas tecnologias para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e prepará-los para um futuro cada vez mais digital.
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