25 anos de Google e o impacto da tecnologia na educação: Uma análise das ferramentas do Google nas últimas duas décadas

 

Hoje, no dia 27 de setembro, o Google completa 25 anos de existência. Fundada em 4 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin, em Menlo Park, na Califórnia, Estados Unidos, eles escolheram comemorar o aniversário na data 27 de setembro pela comemoração simbólica de quando a sua ferramenta de pesquisa, que tanto usamos até hoje, atingiu o seu maior número de páginas indexadas. Atualmente, o Google se consolida como uma das mais inovativas empresas, pioneira no segmento tecnológico, cujas realizações no mundo não apenas promoveram diversas e multifacetadas ferramentas, como revolucionaram a forma que encontramos, produzimos, usamos e armazenamos dados. Em comemoração ao seu vigésimo quinto aniversário, discutimos neste artigo um pouco da história da popularização da tecnologia na educação e o impacto do Google na educação global enquanto ferramenta para o aluno e assistente para o professor. 


Nas últimas décadas, a tecnologia trouxe mudanças para o campo da educação, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e mudando a maneira como os educadores ensinam e os alunos aprendem. Na década de 80 iniciou-se a popularização dos computadores pessoais, que se tornaram ainda mais populares no Brasil na década de 90, quando veio a popularização da internet, com o surgimento do WWW (World Wide Web). Essa revolução tecnológica proporcionou um acesso sem precedentes à informação e criou um ambiente propício para a transformação da educação. No entanto, foi somente nos últimos 20 anos que as tecnologias educacionais começaram a se consolidar.


O Google tem sido um protagonista proeminente na revolução tecnológica da educação global. A seguir, destacamos algumas das principais ferramentas do Google que tiveram um impacto significativo no ensino e na aprendizagem.

1. Google Search (Pesquisa Google)

O mecanismo de busca foi o primeiro produto do Google e se tornou uma ferramenta indispensável para estudantes e educadores. Você se lembra de como eram as pesquisas em uma época sem internet? Dependíamos de fontes físicas e recursos de bibliotecas, o que exigia um esforço significativo para encontrar as informações. A pesquisa Google nos oferece acesso instantâneo a uma vasta quantidade de dados, possibilitando a pesquisa de tópicos, conceitos e fontes para trabalhos acadêmicos. Sabemos que encontramos de tudo na internet, coisas positivas e negativas, contudo uma dica que oferecemos é ensinar ao seu aluno a pesquisar por materiais confiáveis e curados previamente para utilizar em trabalhos acadêmicos.

2. Google Docs

O Google Docs, lançado em 2006, revolucionou a maneira como criamos, editamos e colaboramos em documentos digitais. A funcionalidade de edição em tempo real permite que grupos de pessoas trabalhem juntos, facilitando projetos de equipe e feedback imediato por parte dos professores. Há diversas possibilidades de uso pedagógico ou de suporte às atividades do professor com o Docs — e o melhor é que ele pode ser utilizado tanto em ambientes presenciais quanto em virtuais!

3. Google Classroom

O Google Classroom, lançado em 2014, é uma plataforma de gerenciamento de aprendizado que simplifica a distribuição de tarefas, a comunicação entre professores e alunos e a organização de materiais de ensino. Apesar dele ter sido muito utilizado na pandemia devido às aulas remotas, o Google Classroom pode ser usado na sala de aula física como uma ferramenta complementar ao ensino presencial. 

Os professores podem usar o Google Classroom para distribuir materiais didáticos, como slides de aula, documentos, leituras e links para os alunos. Isso torna o acesso ao conteúdo mais fácil e organizado. Além disso, os alunos podem usar o Google Classroom para enviar tarefas, projetos e exercícios diretamente aos professores. Isso elimina a necessidade de papel e descomplica o processo de coleta e avaliação de trabalhos. O seu uso pode servir para criar recursos de aprendizado online, a fim de que os alunos os acessem antes da aula presencial — a sala de aula invertida, que permite que o tempo em sala de aula seja usado para discussões, atividades práticas e esclarecimento de dúvidas.

4. Google Meet

O Google Meet, lançado em 2017, desempenha papel fundamental na educação de hoje em dia, pois proporciona um ambiente virtual de aprendizado e comunicação que conecta alunos e professores independente das limitações geográficas ou das circunstâncias pessoais. Com sua capacidade de realizar videoconferências de alta qualidade, compartilhar recursos educacionais e facilitar a interação em tempo real, o Google Meet enriquece a experiência educacional, permitindo a realização de aulas remotas, tutoriais individuais, realização de projetos em grupo e até mesmo reuniões de pais.  

5. Google Earth e Google Maps

Essas ferramentas capacitam os educadores a conceber experiências de aprendizado interativas que exploram geografia, história e ciências sociais de maneira cativante, aproximando os alunos de lugares distantes e culturas diversas. Já pensou em realizar uma viagem virtual à história local? Os professores podem criar mapas personalizados que realçam locais históricos na região e conduzir os alunos por visitas virtuais a pontos de significado. Utilizando o Maps, é possível investigar fenômenos naturais, como vulcões, terremotos e formações geológicas. Os alunos têm a oportunidade de explorar essas áreas de maneira virtual, aumentando a compreensão dos processos naturais. O Google Earth viabiliza passeios virtuais ao redor do mundo, permitindo aos estudantes explorar cidades, maravilhas naturais, locais históricos e muito mais, tudo em três dimensões. Além disso, os alunos podem realizar projetos criativos utilizando o Google Earth, como apresentações interativas de viagens, análises ambientais e relatórios sobre lugares específicos.

Os benefícios da integração das ferramentas do Google na educação são claros: as ferramentas do Google estão disponíveis sem custo e são acessíveis em dispositivos com ou sem conexão à internet, democratizando o acesso à educação. As ferramentas permitem a colaboração em tempo real, promovendo o aprendizado ativo e a troca de conhecimento entre alunos. E elas também oferecem a capacidade de adaptação do conteúdo educacional às necessidades individuais dos alunos, proporcionando um aprendizado mais personalizado.

No entanto, também existem desafios a serem superados, como a falta de acesso de internet de boa qualidade em alguns municípios, a necessidade de treinamento adequado para educadores e preocupação constante com a segurança on-line dos nossos alunos. 

À medida que a tecnologia continua a evoluir, é essencial reconhecer o impacto positivo que as ferramentas do Google e outras tecnologias tiveram na educação nas últimas duas décadas. Elas abriram novas portas para o aprendizado, promoveram a colaboração e capacitaram educadores a oferecer experiências de ensino mais ricas e envolventes. No entanto, é importante usá-las com responsabilidade, mantendo um equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades que a tecnologia oferece e lembrando que o professor é peça-chave para conduzir o sucesso do uso de tecnologia na educação. 


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Algumas referências:

  • Nogueira, Nilbo Ribeiro. Educação digital: desafios e perspectivas. Curitiba: Appris, 2022.

  • Machado, Dinamara Pereira; Gomes, Maria do Socorro. Tecnologias digitais na educação: da inovação à prática. Curitiba: CRV, 2021.

  • Carmo, Márcia Maria do; Carvalho, Ana Paula de. Linguagem, tecnologia e educação: desafios e possibilidades. São Paulo: Editora Contexto, 2020.

  • Garcia, Edmilson de Almeida; et al. Educação 4.0: como as tecnologias estão transformando a educação. Curitiba: CRV, 2019.

  • Machado, Dinamara Pereira; et al. Educação a distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino e aprendizagem. Curitiba: CRV, 2018.

  • Araújo e Silva, Maria Cecilia; et al. As tecnologias educacionais e a educação brasileira: um panorama. Revista Brasileira de Educação, v. 37, n. 1, p. 1-19, 2022.

  • Silva, Juliana de Oliveira; et al. O uso de tecnologias educacionais na educação básica brasileira: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 37, n. 1, p. 20-36, 2022.

  • Carvalho, Ana Paula; et al. Os impactos das tecnologias educacionais na educação: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação, v. 36, n. 100, p. 1-19, 2021.




Artigo escrito por Suzane Medeiros e revisado por Marcele Aline e Vinícius Bazilio


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