Já reparou que as crianças das novas gerações nasceram em uma Era da Informação e usam os recursos de computação e de internet de maneira natural? Exatamente por isso que é muito importante aplicar o uso da tecnologia nas escolas para auxiliar na alfabetização dos estudantes, dar intencionalidade, consciência e objetivo para o uso das tecnologias é fundamental para a cidadania.
A tecnologia dentro das salas de aula é essencial pois promove a inclusão, já que muitos alunos necessitam de atenção diferenciada, ela nos permite realizar estratégias personalizadas para desenvolver competências de escrita, cálculos e até mesmo o desenvolvimento de coordenação motora, lateralidade e coordenação fina. O uso das tecnologias digitais também possibilita o acesso de atividades pedagógicas de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel, possibilitando o estudo mesmo que esteja longe da sua sala de aula física.
O processo de ensino e aprendizagem precisa acompanhar a evolução das tecnologias para os novos conhecimentos, isso ficou muito claro no período pandêmico de 2020, onde o uso das tecnologia digitais foram essenciais para solucionar o distanciamento social e o fechamento físico dos estabelecimentos de ensino.
Porém uma questão que sempre surge junto a comunidade escolar é quando o uso das tecnologias digitais podem ou devem ser iniciadas nas estratégias pedagógicas. A alfabetização é um momento de descoberta incrível e quando a aprendizagem é somada e unida junto com a tecnologia, se torna muito mais atrativo e significativo.
Vários são os jogos digitais que podem ser usados para auxiliar no desenvolvimento do processo de alfabetização infantil ou até mesmo do EJA, um deles é o QuickDraw do Google, que é um jogo de desenhos. O desafio do jogo é tentar fazer o desenho que está sendo pedido pela “Inteligência Artificial” do jogo, estimulando coordenação motora, interpretação, memória, criatividade e principalmente a ansiedade dos estudantes que contam com pouco tempo para encontrar um resultado satisfatório e ter seu desenho reconhecido.
São muitos os jogos disponíveis na internet (sites e apps) que auxiliam no processo de alfabetização, um outro exemplo é o Jogos Ariê que desafia ao jogador/estudante a formar palavras, ajuda a aprender sobre a multiplicação de números e conceitos de matemática de uma forma divertida e significativa.
Por meio dos jogos digitais, o estudante desenvolve várias competências e vivências que tornam mais completas a construção de sua jornada simbólica, reforçando o conceito de que todas as suas ações e vivências os levam para o crescimento e o seu conhecimento pessoal.
Mas não somente jogos são usados no processo de alfabetização, aplicativos do Google também são ótimos para auxiliar o processo, como é o caso do editor de texto Google Documentos, já que além de toda a capacidade de edição utilizando a digitação de textos com o teclado físico possui a opção de digitação por voz, sendo muito interessante para que os estudantes que estão descobrindo a produção de texto se sintam capazes de produzirem inclusive em atividades colaborativas.
Para que tudo isso funcione é fundamental que o professor tenha uma ação ativa, entendendo que tablets, computadores e até telefones celulares são ótimas ferramentas para o incentivo da leitura e da escrita, já que o uso desses dispositivos por si só, já chamam a atenção dos estudantes. A montagem de estratégias que envolvam as tecnologias necessita que professores não só conheçam como usá-las mas, principalmente, identifiquem as potencialidades pedagógicas de cada uma dessas funcionalidades, ou seja, é primordial que haja a formação desses profissionais para que o uso seja efetivo e traga benefícios reais para a ação pedagógica e o melhor momento para começar a usar é agora!
Um abraço,
Equipe GetEdu.
Escrito por Layna Guimarães, revisado por Wellington Maciel, Marcele Aline e Suzane Medeiros
1 Comentários
Conteúdo top e passado de uma forma simples de entender!
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