Como trabalhar as competências socioemocionais usando as ferramentas do Google

        

        

        As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que vão além da área cognitiva e envolvem o lado emocional e psicológico do ser humano. Dentre estas habilidades estão: responsabilidade, trabalho em equipe, empatia, comunicação, colaboração, criatividade, capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, entre outras. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já traz que todas as escolas devem trabalhar essas competências dentro do currículo escolar e isso faz parte do pilar da educação.

Segundo a UNICEF, mesmo antes da COVID-19, o bem-estar emocional de crianças, adolescentes e jovens já era impactado, porém não existia um investimento significativo para resolver esses problemas. Após os últimos estudos, calcula-se que, globalmente, mais de um em cada sete meninos e meninas com idade entre 10 e 19 anos viva com algum transtorno mental diagnosticado. Quase 46 mil adolescentes morrem por suicídio a cada ano, uma das cinco principais causas de morte nessa faixa etária. Enquanto isso, persistem grandes lacunas entre as necessidades de saúde mental e o financiamento de políticas voltadas a essa área. O relatório constata que apenas cerca de 2% dos orçamentos governamentais de saúde são alocados para gastos com saúde mental em todo o mundo. (“Impacto da COVID-19 na saúde mental de crianças, adolescentes e jovens é significativo, mas somente a 'ponta do iceberg' – UNICEF”)


E se fosse possível aprender a lidar com desafios, medos e desenvolver habilidades para viver e conviver melhor com os outros?  Os problemas socioemocionais têm crescido muito nas últimas décadas. Dados de órgãos mundiais da saúde, indicam que uma entre cinco crianças tem ou terá um problema emocional como ansiedade ou depressão. Apesar de investirmos na educação dos nossos alunos e oferecermos todo o conforto possível, existe um outro fator: investirmos na prevenção e promoção da saúde mental por meio do desenvolvimento de habilidades de vida importantes, que protegem e ajudam as pessoas a lidarem melhor com suas dificuldades, além de melhorar o desempenho acadêmico e profissional delas.


 O desenvolvimento socioemocional é um processo contínuo e constante, por isso os professores podem incorporar estratégias de aprendizagens flexíveis, colocando em prática essas habilidades com os alunos em sala de aula, para prepará-los para enfrentarem situações reais da vida, pessoais e sociais. É possível fazer dinâmicas por meio de jogos, histórias, diálogos, rodas de conversa e estudos de casos, que vão levar o aluno a identificar e compreender os próprios sentimentos e emoções. 


As ferramentas digitais podem colaborar e muito para este processo. Os estudantes aprendem a colocar em prática habilidades para identificar e controlar sentimentos, estratégias para resolver problemas, demonstrar empatia com os colegas, manter relações sociais e a pensar coletivamente, aprimorando ainda na escola, situações para a vida. Algumas ferramentas do Google que são de fácil acesso, são excelentes suportes para realizar com os alunos e apropriadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais. Trouxemos algumas ideias: 


Google sala de aula: é uma ferramenta de colaboração e, por isso, possibilita em um ambiente virtual e interativo, trabalhar o eixo das competências socioemocionais relacionadas ao engajamento com os outros, fazendo debates de ideias para estimular o respeito às opiniões diferentes e a empatia. Assim, os alunos podem entender que cada um pensa diferente sobre variados assuntos e também aprendem a como se posicionar de forma saudável. 


Gravação de vídeo usando o Chromebook, Screencastify ou Youtube: A fim de trabalhar o autoconhecimento, o aluno pode escrever e depois gravar um vídeo sobre quais são os defeitos (ou pontos de melhoria) e qualidades. Essa atividade pode envolver outras áreas: a relação dele com a família ou no relacionamento com os amigos, que são as maiores dificuldades na vida acadêmica.  


Google Jamboard - Modelo de mapa da empatia:  Um mapa de empatia é simples e fácil de entender porque captura o conhecimento sobre os comportamentos e atitudes de uma pessoa. É uma atividade útil para ajudar os alunos a entender melhor as suas emoções e as do próximo.


Google Formulários - Modelo Formulário check-in do humor: Este check-in do humor oferece um espaço seguro para os alunos compartilharem com você seu humor e preocupações atuais. Observar o resumo de respostas deste formulário pode ajudar a revelar tendências importantes no comportamento do aluno.


Essas são algumas formas de utilizar as ferramentas Google e desenvolver as habilidades socioemocionais. Mas e a sua escola, como ela desenvolve as competências socioemocionais  dos alunos? Compartilhe suas experiências aqui com a gente! 


Sigam-nos nas redes sociais @getedubrasil




Escrito por Katrleen Araujo e revisado por Suzane Medeiros e Wellington Maciel


Postar um comentário

1 Comentários