A palavra planilhas certamente desperta sentimentos extremos nos usuários, enquanto alguns amam e utilizam para tudo, outros odeiam por ter um bloqueio muito grande, evitando o uso de qualquer forma. Amar ou odiar essa ferramenta depende de alguns fatores que julgo muito importante serem destacados antes de entrarmos no objetivo deste artigo que é formas divertidas de ensinar usando o Google Planilhas. Diante disso, os fatores que fazem uma pessoa gostar ou não de planilhas são: a ferramenta pela qual aprendemos, uso constante, domínio, e a forma pela qual aprendemos.
Sim, a ferramenta pela qual aprendemos pode ser um fator muito importante a ser considerado, pois, de início ela precisa ser muito amigável, para que desperte o interesse de quem está querendo aprender. Nada vai adiantar uma pessoa ter o interesse de aprender planilhas e escolher uma ferramenta de difícil manuseio. Diante desse cenário, a ferramenta Google Planilhas é uma alternativa por ser amigável e em muitas situações autoinstrucional, além de sempre receber constantes atualizações. E o melhor do Google Planilhas é que você utiliza a nuvem e tudo que você digita nela é salvo automaticamente e ela pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo, sendo que para dispositivos móveis é preciso fazer o download do app específico.
Com isso, aleḿ da escolha da ferramenta, o uso contínuo é outro fator muito importante, isso se aplica não somente as pessoas que já sabem utilizar a ferramenta como as pessoas que estão aprendendo, pois não fazendo o uso da ferramenta a tendência é que com o passar do tempo vamos acabar esquecendo o que já sabemos, não vamos aprender mais funcionalidades, sendo necessário sempre abrirmos a ferramenta e mexer em tudo. Uma sugestão é assistir vídeos no YouTube para descobrirmos novas funcionalidades da ferramenta, no canal da GetEdu no Youtube você encontra uma playlist com vários vídeos com as funcionalidades do Google Planilhas. Isso irá fazer com que você desenvolva o domínio da ferramenta, o que é importante para que você consiga navegar com tranquilidade e acaba resultando em um aumento de interesse pela ferramenta.
Todo esse caminho percorrido nos leva ao último fator que levantamos na introdução que é a forma pela qual aprendemos. É comum vermos pessoas aprendendo planilhas de forma completamente engessada ou não levando o contexto do dia a dia no uso das planilhas, o que foge da realidade do estudante e prejudica a sua aprendizagem e interesse. Para isso, é importante que os professores busquem formas divertidas de ensinar planilhas aos seus alunos, para que a aprendizagem fique mais leve e mais interessante. Se engana quem pensa que as planilhas são meramente para o simples armazenamento de dados, com ela podemos desenvolver algumas atividades para deixar o ensino mais divertido, como por exemplo jogar batalha naval. Podemos montar um jogo de batalha naval e, com ele, você pode ensinar aos estudantes um conceito bem importante que é a localização de uma célula. Outra atividade que podemos montar que os alunos adoram é uma palavra cruzada. Além de trabalhar conceitos de célula, localização e direção, podemos configurar a nossa palavra cruzada para as células mudarem de cor automaticamente com o seu acerto, para isso usamos o recurso de formatação condicional. E palavra cruzada é uma ótima forma de auxiliar na compreensão da matéria que o professor lecionou anteriormente.
Outra maneira de inovar usando planilhas é montar um caça palavras, para isso podemos espalhar as letras e palavras pelas células, porém é necessário que o campo de jogo seja delimitado e não seja muito grande, ao encontrar uma palavra podemos solicitar aos estudantes que coloquem bordas nas palavras para que elas fiquem destacadas ou alterem as cores das células.
Saindo um pouco dos jogos, outra forma divertida também, mas não tanto quanto os jogos, são os gráficos que podemos gerar a partir do preenchimento das planilhas. O gráfico pode ser utilizado para trabalhar as eleições dos representantes de turma ou do grêmio estudantil ou outras decisões de sala de aula.
Esses são apenas alguns exemplos de formas divertidas que lecionar utilizando o Google Planilhas. Certamente existem outras formas e muitas atividades podem ser desenvolvidas, e o melhor: de forma colaborativa! Junte outros professores e seus estudantes e tenho certeza que terão várias ideias para criar planilhas divertidas, de acordo com a necessidade de cada escola.
Link dos jogos:
Planilhas - Palavra Cruzada - Google
#MGP- MODELO - Aula 08 - Batalha Naval GetEdu
0 Comentários