No dia 15 de outubro é comemorado o dia do professor, profissional que exerce papel fundamental na sociedade, nos acompanhando dos primeiros anos escolares até o ensino superior, contando com mestrados, doutorados e especializações. Em meio à pandemia mundial da Covid-19, os educadores tiveram que se reinventar, atualizar e procurar novas metodologias de ensino compatíveis com o momento, de maneira a facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, mesmo que de maneira remota.
A GetEdu trabalha para implantar a plataforma do Google Workspace for Education nas instituições escolares e secretarias de educação, e nesse período de pandemia, pôde acompanhar de forma privilegiada, o empenho dos professores de todo o país para aprender a utilizar os aplicativos digitais para vencer s período de afastamento social, como é o caso da professora Andrea, de Canoas-RS, que relata:
"O maior desafio foi deixar o quadro para usar o computador. Mas com muito estudo e ajuda da equipe GetEdu consegui me superar. Hoje uso muito as tecnologias digitais e estou dando aula para as minhas turmas, onde compartilho com os alunos de casa e sala presencial em simultâneo. Tivemos em nossas aulas on-line festa junina e um dia de Masterchef!”
Já a professora Rita, de Timbó-SC, nos contou que sua maior dificuldade como educadora é conciliar o seu papel com a expectativa que os pais apresentam em relação à escola, mas que sua maior recompensa é a convivência com os seus alunos jovens e vê-los se realizar na vida. Para ela, as aulas remotas tiveram um impacto positivo, pois trouxeram proximidade da escola com alunos e famílias em meio à pandemia.
O desafio de manter o contato dos estudantes com a sala de aula, onde quer que isso pudesse ocorrer e da maneira que fosse possível foi enfrentado de várias formas por professores e escolas, lançando mão de ferramentas de comunicação instantânea, materiais impressos ou grupos de e-mails. Porém, muitas das estratégias iniciais trouxeram muito retrabalho e até alguma insegurança, pois alguns aplicativos além de não serem desenhados para a educação, não permitem a gestão adequada da quantidade de informações que uma sala de aula gera diariamente.
Não foi incomum a preocupação de educadores ao terem seus números de telefones pessoais divulgados e seus aparelhos celulares totalmente tomados por mensagens e arquivos ao utilizarem aplicativos como o WhatsApp! que permite uma comunicação extremamente fácil, mas não oferece a aplicação de políticas de segurança e de gestão do conhecimento que uma plataforma educacional propicia.
O Google Workspace for Education além de trazer aplicativos especializados oferece segurança da informação e gestão dos usuários, montando um domínio exclusivo para a instituição de educação ou secretaria, criando um endereço de e-mail (que serve de identidade digital) para cada um dos envolvidos no processo, que passam a ter segurança, espaço de armazenamento e vários aplicativos para produzir e consumir conteúdos digitais.
O mais interessante é que independente do tamanho da instituição o Google oferece uma versão gratuita da plataforma, o Google Workspace for Education fundamentals, para suportar as necessidades de comunicação e logística educacional.
Gostaríamos de deixar aqui a nossa homenagem a todos vocês, que se tornaram aprendizes, dispostos a compreender as novas tecnologias e transmitir esses conhecimentos não apenas para seus estudantes, mas também a seus colegas de trabalho, que mesmo com todas as dificuldades, têm se esforçado para se adaptar e entregar conteúdos de qualidade. O professor é um agente de mudança na sociedade e é ao planejar aulas à distância (ou híbridas), que a versatilidade do educador é colocada à prova, na qual, todos deveriam tirar 10!
Gostou? Siga o blog da GetEdu, compartilhe com outras pessoas e nos inspire com suas ideias para criarmos mais conteúdos, deixando nos comentários abaixo do artigo se quiser qualquer informação comercial entre em contato com nosso time pelo canal comercial@getedu.com.br.
Este artigo foi escrito por Jade Comas e revisado por Marcele Aline, Wellington Maciel, Susane Medeiro e Ian Zdanowsky
0 Comentários