A tecnologia educacional está cada vez mais tomando um espaço de suporte ao processo de ensino e aprendizagem. Durante boa parte do ano de 2020, a tecnologia educacional foi a principal aliada para que o corpo discente não sofresse nenhum tipo de prejuízo pedagógico durante a pandemia global. Podemos dizer que, hoje em dia, seja necessário desenvolver, juntamente com outras habilidades e capacitações às quais compete o educador, a proficiência digital do educador.
A proficiência digital é a capacidade de interpretar informações, encontrar significado, produzir conteúdo, construir e compartilhar conhecimento em um ambiente de hiperconectividade, como o que encontramos na sala de aula hoje em dia. Para um educador, ter um nível de proficiência digital significa melhor se adaptar às rápidas mudanças impostas em um mundo metamórfico e conectado.
O que isso significa para os gestores escolares? Uma vez que os principais personagens do contexto educacional, ou seja, os alunos e os professores, estejam capacitados para usarem as ferramentas digitais, é realmente necessário que os gestores educacionais se preocupem com essas questões? A resposta, como alguns de vocês já podem imaginar, é que sim.
Quando falamos da gestão escolar, muito além de gerenciar todas as questões mais burocráticas do contexto educacional, são os gestores educacionais que lideram o corpo docente no seu desenvolvimento profissional, e até por vezes pessoal, e que auxiliam a direcionar os professores e alunos durante toda a jornada de aprendizagem. Por conta disso, é de muita importância que a gestão escolar estabeleça o exemplo de uso da tecnologia educacional para os professores e alunos, até mesmo alcançando a comunidade familiar do aluno.
Em um mundo conectado, a desburocratização dos processos na gestão escolar se torna possível com o uso das ferramentas digitais para a educação como, por exemplo as ferramentas do pacote Google Workspace for Education, e pode servir de incentivo, diria até que vem a ser o maior incentivo, para o desenvolvimento da proficiência digital dos profissionais da educação que compõem a gestão escolar.
Mas como os gestores educacionais, profissionais que usualmente estão demasiadamente atarefados, conseguem organizar um momento para se dedicar ao desenvolvimento de sua proficiência digital? Assim como os professores e alunos, não é necessário estudar por horas a fio o uso dessas ferramentas digitais. Uma forma de aprender é substituindo as ferramentas analógicas, como documentos em papel, pela forma digital dessas ferramentas, aumentando gradualmente a forma como as ferramentas digitais se integram no dia a dia do gestor escolar. Assim como em qualquer situação de aprendizagem, a proficiência digital se desenvolve de forma gradual e com prática, ou seja, é no ato de usar a ferramenta que se cria o hábito e a confiança digital, fazendo com que os gestores possam usar as tecnologias educacionais disponíveis com propriedade, liderando o time docente no uso dessas tecnologias que hoje fazem parte do nosso processo educacional.
Pela característica de serem colaborativas, as ferramentas do Google Workspace for Education facilitam essa rotina da gestão escolar, quando, por exemplo, deixamos de enviar anexos e passamos a compartilhar os documentos com os professores. Imagine aquela planilha de notas ser acompanhada em tempo real por professores, coordenadores e a secretaria da escola ou aquela prova que necessita de revisão e impressão ser compartilhada com todos os envolvidos, porém com a segurança de ter opções apenas de leitura, comentário e edição para aqueles de direito. Imagine como seria interessante se todos os eventos da escola fossem para a Google Agenda de todos ou a escola ter um site para divulgar seus recados e seu trabalho, sem a necessidade de conhecer de programação.
Uma certeza que temos é que, ao desenvolver a proficiência digital de toda a comunidade escolar, desde os alunos aos professores, até a gestão escolar e até mesmo a comunidade familiar dos alunos, o ganho pedagógico é exponencial e se ganha em qualidade e tempo.
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Um abraço,
Equipe GetEdu
Este artigo foi escrito por Alice Turíbio e revisado por Marcele Aline e Wellington Maciel
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