As tecnologias educacionais agora fazem parte do nosso cotidiano, independente se o ensino é presencial ou remoto. Entretanto, isso nem sempre foi assim. O isolamento social fez com que a tecnologia fosse a principal forma de comunicação durante o ensino remoto, fazendo crescer o uso de aplicativos de videoconferência. Pensando nisso, o Google fez uma série de melhorias em sua ferramenta de videoconferência, o Google Meet, nos últimos meses.
Este artigo vai auxiliá-lo em sua prática pedagógica voltada ao modelo de “ensino híbrido”. Nele, apresentaremos algumas ações que você deve realizar para garantir que todos os alunos possam participar e acompanhar os conteúdos abordados em sua aula de uma maneira mais eficiente.
Ajuste as configurações da videochamada A primeira coisa que você precisa fazer antes de iniciar a reunião é clicar no ícone de um escudo (Controles do organizador - localizado no canto inferior direito da tela), para acessar as configurações da reunião e desabilitar a opção “Acesso rápido”. Isso colocará os alunos em espera para dar a você tempo para verificar se eles devem acessar a reunião e também evitará que qualquer aluno que possa obter o código da reunião de outro aluno, entre e distraia a aula. Além disso, você pode optar por desativar a capacidade dos alunos de compartilhar a tela ou enviar mensagens de bate-papo. Você pode ativar ou desativar essas configurações durante a reunião, dependendo das suas necessidades.
Permitir a participação dos alunos - Com o “Acesso rápido” desativado, você precisa permitir que os alunos entrem na videochamada, caso eles não estejam na agenda.
Falamos um pouco sobre o acesso rápido no GetEdu News 19.
Apresentar a tela - Para compartilhar sua tela, clique no botão “Apresentar agora”. Você será perguntado se deseja compartilhar a tela inteira, uma janela ou uma única guia. Para obter os melhores resultados ao compartilhar um vídeo com som para a turma assistir durante a aula, escolha uma única guia.
Adicionar legendas no Google Meet - No canto inferior direito, você pode clicar em “Ativar legendas” para os alunos que podem achar as legendas úteis. As legendas não são perfeitas, mas são úteis, ela transcreve em tempo real tudo o que é falado na reunião o que facilita a vida de alunos com deficiência auditiva ou têm problemas de atenção.
Quadro branco - o Google Meet é integrado ao Jamboard, a ferramenta de quadro branco on-line do Google. Isso permite que você crie um quadro branco colaborativo para ser usado na classe para fazer um brainstorm, dar um feedback ou apenas jogar uma rodada rápida de jogo da velha.
Usando o chat do Google Meet para sessões de perguntas e respostas - Se os alunos tiverem uma pergunta, eles podem clicar no botão “Chat com todos” no canto inferior direito e digitar a dúvida.
Gravando suas aulas do Google Meet - Um dos recursos mais legais do Google Meet, é a opção de gravação. Você pode fazer isso navegando até o ícone de três pontos na parte inferior e clicando em "Gravar Reunião". Depois que você desligar a videochamada com seus alunos, a aula gravada será salva em seu Google Drive, ficando disponível por 30 dias (para a versão Google Workspace Fundamentals).
Quando você não pode encontrar com seus alunos presencialmente, isso não significa que você não possa fazer isso por meio de vídeo. No ensino remoto, as chamadas de vídeo tem muitos benefícios:
Dá aquela conexão pessoal que falta no tempo de aula presencial.
Ajuda-nos a comunicar mais claramente com expressões faciais, linguagem corporal e entonação.
É rápido e fácil. Gravar e falar pode ser muito mais rápido do que outras formas de comunicação.
É uma ótima saída criativa. Colocar toques criativos em um vídeo é fácil.
De maneira geral o Meet auxilia a comunicação síncrona mas também permite que professores produzam materiais utilizando a gravação nativa ou aplicativos que permitem a gravação de tela, a grande vantagem é a possibilidade de utilizar slides e objetos multimídia que possam facilitar o entendimento daquilo que está sendo apresentado sem a necessidade de manusear softwares complexos de edição de vídeo ou de animação.
O mais importante de tudo é experimentar e usar para entender o potencial desse aplicativo que continuará com certeza, a ser utilizado mesmo com o retorno dos encontros sociais.
Artigo escrito por Katrleen Araujo e revisado por Marcele Aline e Wellington Maciel |
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