Diferenciais do Chromebook na sala de aula



Uma das piores coisas para quem dá aula é ter que ficar o tempo todo carregando um notebook pesado para cima e para baixo, além de ter que estar constantemente com o carregador por perto e preocupado com as possibilidades de abrir algum arquivo que contenha algum tipo de vírus. Tudo isso se torna uma grande dificuldade quando se trata do momento de sala de aula.

E é ainda pior quando temos que levar os alunos para usarem o laboratório de informática e, na maioria das vezes, apenas alguns estão funcionando ou eles demoram muito para ligar e acabamos perdendo preciosos tempos dentro de aula.

Mas é aí que entram os Chromebooks.

Os Chromebooks são muito parecidos com notebooks convencionais, mas muito mais leves e utilizam um sistema operacional diferente, chamado de Chrome OS, utilizando as ferramentas da nuvem do Google, sendo essas muito importantes para o nosso dia a dia de sala de aula.

Ao ter uma grande quantidade de chromebooks em sua instituição de ensino, você acaba simplificando o uso de computadores em sua sala de aula, já que eles foram criados para serem rápidos e fáceis de utilizar. Podendo assim conseguir ter um chromebook para cada aluno usar durante as aulas de forma segura e eficaz, ainda mais com sua longa durabilidade da bateria, que pode chegar até a 12 horas sem precisar carregar. O que deixa muito mais simples a questão de não ter muitas tomadas dentro de uma sala de aula e diminui a quantidade de fios no chão.

Um outro recurso que também pode ser considerado importante para sala de aula, é a função multiusuários, que significa que você pode acessar com tranquilidade o chromebook através do seu e-mail institucional e, no momento em que você desligá-lo, se outra pessoa quiser utilizar aquele mesmo dispositivo, basta ela entrar com o e-mail dela e ela nem mesmo terá acesso aos seus arquivos. Ou seja, enquanto eu estiver usando aquele chromebook, ele é meu, no momento em que outra pessoa estiver usando com a conta dela, ele passa a ser dela, deixando assim o uso do dispositivo colaborativo. Essa é uma das melhores funções, já que não é necessário ter um chromebook para cada aluno da instituição, mas tendo o suficiente para que cada turma possa utilizar em alguns horários para atividades planejadas, já é uma forma muito mais prática.

Agora, ainda temos o problema que normalmente computadores costumam demorar muito para ligarem, sem falar no processo de demora para logar. Pois saiba que, com o chromebook, isso ficou no passado, já que, por ter um sistema operacional simplificado, o dispositivo acaba ligando em questão de segundos. E também não demora muito para conseguir acessá-lo, porque ele não chega a ficar “pesado”, já que todos os seus arquivos não ficam guardados no próprio dispositivo, mas sim na nuvem.

Como mencionado anteriormente, ele também possui uma segurança muito maior com relação a possíveis ataques que costumamos sofrer quando estamos acessando a internet, como por exemplo, os vírus. Já que os chromebooks possuem um sistema operacional com design simples, isso torna mais difícil a chance de conseguirem invadi-lo para pegar informações. Além disso, é possível controlar o que o usuário do dispositivo pode acessar ou instalar, para aumentar a segurança tanto dos professores como dos alunos.

Ainda pensando nas questões de segurança, o chromebook também pode ser gerenciado em massa pelos administradores. Sendo assim, os funcionários da equipe de TI (Tecnologia da Informação) podem liberar funções para todos os dispositivos de uma vez, adicionar usuários, incluir redes de internet, fazer o controle de acesso ao sistema e, ainda, rastrear em caso de roubo. Tudo isso pode ser feito independente do chromebook estarem em casa ou na escola.

Agora, pensando um pouco mais na experiência dentro do ambiente de sala de aula, o professor pode otimizar a experiência de ensino conseguindo distribuir trabalhos, notas, ativar o modo bloqueado, para que os alunos não entrem em outros sites enquanto estão fazendo suas atividades (podendo também estar realizando provas) e mantenham o foco, compartilhe jogos interativos e muito mais. 

Ansiosos para utilizarem os chromebooks dentro de sala de aula com suas atividades? 





Um abraço,

Equipe GetEdu.


Escrito por Clara Cavalcante.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, já faço o uso da ferramenta em várias atividades em recomposição da aprendizagem como dinamizadora.
    Os alunos amam o momento do "chromebook"... Rsrs

    ResponderExcluir