No ano de 2013, a plataforma Youtube Edu foi criada para poder auxiliar professores em parceria com o Google e a Fundação Lemann. Seus conteúdos são todos em português e, atualmente, ele possui mais de 460 mil inscritos e mais de 18 mil videoaulas postadas.
Mas, afinal, para que serve o Youtube Edu?
Essa plataforma, pensada para complementar as aulas, pode ajudar seus alunos a estudar e a melhorar seu desempenho em sala, já que contém aulas para o Ensino Fundamental e Médio, incluindo aulões ao vivo para o ENEM. As disciplinas disponíveis são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História e Geografia.
Com playlists para te ajudar a encontrar a matéria que você deseja de cada ano, além de algumas com temas gerais, a plataforma Youtube Edu tem se tornado queridinha de diversos alunos e professores, até mesmo para poder descobrir novas formas de ensinar e de abordar os assuntos da sua matéria.
O uso dessa ferramenta pode ser muito útil, especialmente nos dias atuais, já que a maioria dos nossos estudantes passam horas navegando na internet e acessando conteúdo do próprio Youtube. Por que não começar a recomendar vídeos curados para que eles assistam em casa, especialmente quando tiverem dúvidas?
Além de poder auxiliar seus alunos com as tarefas de casa, os vídeos da plataforma podem ajudá-los em projetos de diversos temas. Mas não pense que a plataforma só contém videoaulas com conteúdo para os alunos. Ela também disponibiliza uma série de vídeos feitos para professores ensinando-os a utilizar o Youtube em sala de aula, como criar um canal, como que o próprio Youtube funciona, auxiliando o professor em qualquer tipo de contexto de sala de aula, seja ela híbrida, presencial ou online.
Uma outra playlist dentro da plataforma para ajudar os professores é a “A sala de aula híbrida na prática”, criada por meio de um projeto do Google for Education com o GEG Brasil, é o local onde diversos colegas irão falar sobre formas diferentes de trabalhar o seu conteúdo dentro de uma sala híbrida.
E aí? Já está ansioso, assim como eu, pra poder explorar essa plataforma?
Um abraço,
Equipe GetEdu.
Escrito por Clara Cavalcante e revisado por Suzane Medeiros.
0 Comentários