O Google Workspace for Education é um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google que foi adaptado para as escolas e instituições de ensino. O objetivo dessas ferramentas é simplificar o ensino, permitindo que os alunos tenham segurança enquanto estudam. Com todos esses novos desafios trazidos pela necessidade das aulas remotas, os aplicativos da plataforma do Google vêm crescendo e sendo usados cada vez mais.
Dessa forma, algumas funcionalidades e capacidades são exclusivas para as versões pagas do pacote Google Workspace for Education. As versões Standard, Teaching and Learning e Education Plus trazem uma possibilidade maior de gerenciamento de contas, maior quantidade de participantes no Meet, gravação do Meet além de todas as outras funcionalidades que são listadas no pacote gratuito que é o Google Fundamentals. As instituições de ensino desde a educação infantil até o superior podem se qualificar nas edições do Education, que oferecem um pacote de ferramentas de produtividade personalizadas para o ensino e a aprendizagem.
Existem algumas diferenças entre o Google Workspace for Education Fundamentals, que é o pacote que a maioria das instituições de ensino possuem, e o Teaching and Learning. O pacote Fundamentals inclui ferramentas e recursos essenciais para a educação, sendo elas: ferramentas de colaboração em tempo real como o Google Sala de Aula, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e Jamboard. Também contém ferramentas de comunicação como o Google Meet, Google Chat e Gmail.
Já a edição Teaching and Learning inclui reuniões com até 250 participantes e transmissões ao vivo com até dez mil visualizações no domínio usando o Google Meet. Nela, também há a possibilidade de utilizar as salas temáticas no Meet. Outra diferença são as ferramentas avançadas para verificar citações e um número ilimitado de relatórios de originalidade e comparações de trabalhos no Google Sala de Aula. Para melhorar a experiência do professor e do aluno, pode ser criado um conteúdo com os complementos do Google Sala de aula e integrando suas ferramentas de terceiros favoritos ao produto com um Login único, assim podendo facilitar ao invés de logar com diversas contas.
Ainda dentro dessa edição, existe o recurso de engajamento premium no Google Meet que inclui: perguntas e respostas interativas, enquetes, controle de participação e cancelamento de ruído, caso o participante esteja em um local com bastante barulho, podendo assim reduzir o som ambiente para que a reunião seja conduzida de uma forma melhor.
Essas opções são ótimas para incluir nas aulas por videoconferência, principalmente o recurso de salas temáticas, pois podemos dividir os participantes em grupos e eles irão discutir o conteúdo em outra sala por um tempo pré-determinado. O recurso ilimitado de relatórios de originalidade e a possibilidade de comparar o trabalho dos alunos com um repositório particular também é uma diferença desta versão. Muitos professores nos procuram querendo usar a ferramenta de plágio (relatório de originalidade), porém na versão gratuita ela só pode ser usada 5 vezes por sala.
Podemos ver o quanto o Google Workspace for Education está crescendo, não somente por conta da pandemia, mas sim porque as instituições estão aderindo uma forma de ensino muito mais simplificada e eficiente, oferecendo aos seus alunos uma forma melhor de aprendizagem, disponibilizando Chromebooks para que eles possam acessar as ferramentas do Google de um jeito mais fácil.
Na imagem abaixo podemos ver o que cada versão traz:
Fonte: edu.google.com
Uma das diferenças em relação ao Fundamentals e ao Teaching and Learning é que, no Google Meet, o primeiro só permite até 100 participantes, já no segundo a capacidade é de até 250 pessoas, o que facilita muito as aulas com várias turmas juntas.
Uma diferença muito importante entre as duas versões é que a Fundamentals não possui suporte com os especialistas, já a versão Teaching and Learning tem esse suporte, facilitando aos usuários resolverem seus problemas de uma forma mais ágil.
Podemos então visualizar que todas as versões do Google Workspace, paga ou gratuita, têm muitos benefícios e, independente de qual seja a versão que a instituição escolher, você terá acesso a todas essas ferramentas:
Então caberá a cada instituição escolher qual edição será mais benéfica para ser utilizada e repassado aos alunos e professores.
Um abraço,
Equipe GetEdu.
Escrito por Layna Guimarães e revisado por Suzane Medeiros.
1 Comentários
Boas informações sobre as diferenças de versões do Google Workspace for Education. Assim podemos selecionar o que mais se adequa a cada contexto.
ResponderExcluir