História da GetEdu



Pensar em GetEdu é pensar em sonho realizado, meta cumprida, caminho percorrido, mas tudo isso nasceu quando eu, Daniel, me incomodei após muitos questionamentos de clientes sobre o que fazer com os equipamentos que eu vendia. Como me pesava imaginar que laboratórios, laptops educacionais e tablets chegavam no municípios e, vários deles, não sabiam como utilizar. 

No último trimestre de 2014, recebemos a visita dos responsáveis pelo Google for Education e dessa visita para assinatura do contrato foi tudo muito rápido. Iniciamos com quatro pessoas e o grande desafio foi atendermos as demandas de certificação que o Google nos colocou. Logo Marcele já era Google Trainner e o Rafael, Deploy Specialist e Chrome Administration Specialist. Foi assim que iniciamos o caminho de parceiros de serviços e revenda das licenças de gerenciamento dos Chromebooks.

Nosso início foi de muitas viagens, entendimento do mercado educacional público, participação em vários eventos, enquanto nossa equipe de ações educacionais estava lapidando nossa metodologia - Wellington e Marcele - trabalhando incansavelmente para iniciarmos o atendimento às instituições educacionais.

Tivemos dois momentos muito marcantes, o primeiro no atendimento ao colégio CCI, em 2015, onde o seu diretor e proprietário, o Clayton viu as possibilidades e pudemos ter uma parceria que foi muito frutífera, visto que o CCI foi nosso primeiro colégio de referência. Como foi especial poder usar uma apresentação da professora Aldenora, de geografia, que desenvolveu o material para trabalhar os conhecimentos gerais dos alunos, e acompanhar a maturidade da instituição, dois anos depois da implantação, quando optou por colocar todas as turmas de cada série na mesma sala virtual do Google Sala de Aula e tantos materiais didáticos aplicando interdisciplinaridade.

O segundo foi o projeto de Ipatinga, município de Minas Gerais, onde nossa equipe aplicou uma metodologia diferenciada e efetiva, viu os educadores incorporando o uso das ferramentas e criando a cultura de compartilhar um link ao invés de um arquivo, trabalhar de forma colaborativa,  o que propiciou um início de pandemia de forma muito criativa e inovadora, que se refletiu também com  o empoderamento da gestão da secretaria, construindo internamente a solução de comprovação dos gastos descentralizados das escolas com formulários compartilhando as informações com a estrutura financeira.

A pandemia, em 2020, nos fez atender mais de 50 municípios durante o período em que estávamos com distanciamento social severo. Como me sinto realizado em ter uma empresa que pôde se adaptar rapidamente às necessidades dos nossos clientes onde, em menos de 15 dias, já tínhamos uma nova forma de auxiliar os municípios que nos procuraram, montamos um projeto para ser implantado em tempo recorde para possibilitar que os municípios e as escolas pudessem, em até 90 dias, estar com as escolas virtuais prontas e com as equipes minimamente preparadas para manter o dia a dia entre educadores e alunos.

Também tivemos municípios como Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, o qual havia nos contratado antes da pandemia, e que pôde utilizar toda formação realizada para manter o aprendizado dos alunos. O mesmo caso  vimos acontecer em Jaraguá do Sul, município de Santa Catarina que por sua vez, logo no início da pandemia, conseguiu entregar conectividade para aqueles que não tinham, e disponibilizaram, aos discentes,os chromebooks que tinham o objetivo inicial, junto aos carros de recarga de serem os laboratórios móveis nas escolas.

Mas, em toda essa história, acho que posso destacar com muito carinho o projeto do Pilar, município no interior de Alagoas, o qual começou antes da pandemia. O último evento presencial que participei antes do nosso distanciamento social foi na sede do Google Brasil, em São Paulo, onde o Prefeito Renato Filho fez seu depoimento e confirmou o quanto inicialmente não acreditou na importância das formações técnicas e pedagógicas, mas, quando viu a transformação, o empoderamento e principalmente o grau de pertencimento das suas equipes declarou para os outros gestores, que lá estavam, o quanto foi fundamental ter nosso apoio em todos os momentos, pois além de termos diminuído a curva de aprendizagem, possibilitamos que as equipes técnicas e pedagógicas tivessem apoio para ir mais longe. O momento alto deste evento foi um vídeo onde alunos declararam e muito me emocionaram que os primeiros equipamentos computacionais que puderam utilizar foram os chromebooks. A professora Rosângela também deu sua declaração da mudança que o projeto fez em sua vida e dos seus alunos. Em meio a pandemia fizemos uma live onde a secretária de educação Ivanilda e a diretora de educação Elisabeth  participaram e declararam que 92,8% dos alunos do Pilar estavam participando das aulas on-line. Como foi especial ver o projeto sendo efetivo e escutar das gestoras que nada parou. Quis o destino que o primeiro evento presencial após o distanciamento mais severo fosse no Pilar, onde pude escutar o Prefeito Renato Filho nos contando que a delegacia do bairro - que era considerado o mais violento do município - tinha virado uma escola. Mais uma vez minha emoção foi enorme em conhecer essa escola e em visitar a primeira escola bilíngue do Pilar, onde a gestão teve o cuidado de construir uma escola onde os responsáveis que tenham alunos em séries diferentes possam deixar essas crianças no mesmo endereço. Como é bom ver gestores cuidando de detalhes como a dificuldade que nós, responsáveis, às vezes temos de pegar nossas crianças em endereços diferentes.

Outro projeto que iniciou antes da pandemia, mas foi realizado durante o distanciamento social, foi o da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC RS). Neste projeto  técnico, nossa implantação visou a gestão do Google Workspace.  Construímos dashboards, tanto de visão do uso das contas, quanto de acompanhamento do uso dos equipamentos,  e a equipe do José Guilherme foi sensacional no levantamento e desenvolvimento de visões gerenciais que possibilitaram que a educação do Estado do Rio Grande do Sul tivesse informações estratégicas para tomada de decisões.

A pandemia acabou nos possibilitando realizar algumas conquistas importantes, o ano de 2021 acabou com números impressionantes, mais de 6 milhões de contas implantadas, mais de 380 mil CEUs (Chrome Education Upgrade) comercializados, mais de 300 mil licenças de chromedash implantadas em mais de 130 municípios impactados.

E ganhamos autoridade, com as nossas lives instrucionais, como as do Espírito Santo - onde pudemos ver um professor com necessidades especiais dando um show - com as lives finais de vários projetos com as trocas de experiências entre os municípios e o cuidado da nossa equipe com o Aprende Zap e tantas outras histórias que esse espaço não vai me permitir descrever.

Sou muito grato a todos nossos colaboradores que seguem conosco e aqueles que por aqui passaram. Grato ao Google por ser um parceiro incrível. Grato por ter sócios, amigos, irmãos que são tão fantásticos que me completam, como o José Guilherme e o Wellington. Grato por poder dividir evolução, realizações, dificuldades e prosperidade com minha sócia e esposa Marcele. E seguimos com nosso principal propósito de criar cultura podendo auxiliar no desenvolvimento da educação do nosso país. Parabéns GetEdu! Há mais de 7 anos compartilhando experiências pelo Brasil.




Daniel Padilha Garrido 

CEO - Fundador



Postar um comentário

0 Comentários