Dia do Folclore - Dicas de atividades utilizando as ferramentas Google

A palavra “folclore” vem da união das palavras inglesas “Folk” (Povo) e “lore” (conhecimento), tendo seu significado como “sabedoria popular”, ou seja, histórias, danças e tradições que são passadas de geração a geração, trazendo manifestações culturais de locais de todo o mundo. Essa palavra teve sua origem em 1846 pelo pesquisador britânico William John Thoms (1803-1885).

Mesmo tendo sua origem no século XIX, o folclore surgiu no Brasil somente em 1965, data aprovada oficialmente pelo congresso nacional. E assim, começou a comemoração do dia do Folclore no Brasil. Essa é uma data criada para valorizar a cultura, por isso o dia 22 de agosto precisa de atenção e não entrar no esquecimento.


Abaixo, trago alguns exemplos de como utilizar as ferramentas Google para trabalhar sobre o Folclore com nossos alunos.


Cada região possui uma cultura diferente, e podemos utilizar o Google Arts & Culture para saber mais sobre o folclore de diversos lugares.   Mas o que é o Google Arts & Culture? É uma ferramenta Google que oferece visitas virtuais em museus de artes, histórias, jogos, entre outros.

Que tal mostrar para os seus alunos alguns folclores regionais em forma de arte? Alguns exemplos são estes: 


  • No Rio Grande do Sul, por exemplo, temos o Boitatá - Estudo para painel em fórmica lendas do Sul Boitatá, foi dedicado às lendas. (Boitatá).


  • Uma das festas lembradas é a Folia de Reis. No Google Arts & Culture  você consegue ver o Encontro da Folia de Reis, que ocorreu em 2019.


  • Fotos de danças que faz parte do nosso folclore podem ser encontradas no Tambor de crioula 


Mas há uma diversidade enorme no Google Arts & Culture.  Com ele, podemos realizar atividades em sala de aula com alunos de várias idades, e assim mostramos o folclore brasileiro com muito orgulho.


Google Jamboard - Criar atividades divertidas e lúdicas sobre o tema. 3 exemplos de uso: Jogo da memória, 7 erros e Quebra Cabeça. Dica: Você pode utilizar imagens folclóricas que remetem às Lendas e seus personagens principais.


Google Apresentações  - Essa talvez seja a ferramenta que os professores mais utilizam para contar histórias. Você pode criar slides para explicar para os alunos o que é folclore e falar das principais tradições folclóricas do Brasil. 


Google Formulários - Quando pensamos em formulários, já pensamos em avaliação. Com ele podemos realizar com os estudantes um pequeno teste no final de cada contação de história dentro do contexto “folclore”. Podemos também realizar uma gamificação utilizando o Forms, com questões de ir pra pergunta com base na resposta. 


Google Documentos - Criar um e-book com imagens de lendas do folclore brasileiro e depois compartilhar com os alunos o pdf.


Google Livros - Onde você encontra livros e e-books das lendas populares e ainda trás a possibilidade de criar um espaço virtual como uma biblioteca dentro da própria ferramenta para facilitar suas buscas e tornar sua experiência ainda mais incrível. 


E essas são algumas das sugestões de atividades para utilizar nas aulas sobre o folclore. Agora é só soltar a sua imaginação e trazer toda essa multiculturalidade para sua sala de aula.







Um abraço, Equipe GetEdu. Escrito por Luciana Freitas e revisado por Thamires Willhee e Clara Cavalcante.


Postar um comentário

0 Comentários