Independência do Brasil - Gamificação usando o Google Apresentações

    A independência do Brasil foi um acontecimento marcante na história, correto? É um assunto de extrema importância a ser abordado dentro das salas de aula. E como o dia 07 de setembro já está chegando, trazemos para vocês uma  gamificação sobre a Independência do Brasil dentro do Google Apresentações para que vocês utilizem com os seus alunos. 

    O planejamento das atividades remotas fazem com que nós, educadores, façamos o possível e o impossível para sermos criativos e assim poder chamar atenção dos nossos alunos. Para que isso aconteça, o Google nos proporciona unir o aprendizado e a diversão dentro de suas ferramentas. 

    Engajar os alunos em aulas remotas é algo relativamente difícil, pois na tela da sua videoconferência, por exemplo, você não sabe se o aluno está ou não prestando atenção em algo que você está apresentando. É por isso que a gamificação dentro das aulas é tão importante, sendo elas on-line ou não. Gamificar é utilizar da estética, a forma de raciocinar presente nos jogos, para promover o aprendizado ou a solução de problemas.

    Com o Google nós podemos criar gamificações em diversas ferramentas, porém  nosso foco hoje é uma gamificação utilizando o  Google Apresentações. Nele podemos utilizar imagens divertidas, perguntas que nos levam para outra página caso haja um erro do estudante e finalizar essa gamificação de uma forma atrativa caso o aluno acerte as perguntas. 

    Segundo a Tatiana Michels, engenheira e professora do Instituto Federal do Estado do Paraná, a gamificação se faz presente em nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos, como por exemplo, ao comprar no cartão de crédito e ganhar vantagens ou acumular pontos de milhas para trocas e recompensas, esse processo provoca no usuário sentimentos de prazer e satisfação, cativando-o para compras de produtos ou fidelidade de marcas. E é exatamente esse sentimento que queremos trazer para os nossos alunos com a gamificação em sala de aula. 

    A experiência gamificada deve ser difundida na educação por sua intencionalidade motivadora e inovadora que vem de encontro com as necessidades dos estudantes oriundos da era digital, que veem na tecnologia um instrumentos cativante, utilizado como de interação social e aprendizagem, nesse processo o professor deve posicionar-se como um mediador e incentivador do uso das tecnologias, adequando-as com a realidade e contexto dos seus alunos.

    Por fim, as estratégias de gamificação já se mostram eficientes no setor educacional proporcionando resultados satisfatórios, como por exemplo, o incentivo, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, já que a gamificação proporciona muito mais do que somente um aprendizado, proporciona ao aluno uma diversão em que ele pode unir-se com amigos para se divertir e estudar ao mesmo tempo. É justamente por isso que a gamificação utilizando ferramentas do Google é tão importante para o crescimento da educação nas escolas. 

    Segue o link do exemplo de uma gamificação sobre o processo da independência do Brasil utilizando o Google Apresentações. Gamificação - Independência do Brasil .




Um abraço, Equipe GetEdu. Escrito por Cristiano Lima e revisado por Suzane Medeiros.

 

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