Estratégias de ensino utilizando o Google Arte e Cultura

O Dia Mundial da Arte é comemorado em 15 de abril e o objetivo da data é conscientizar as pessoas da importância da arte no mundo. A data foi escolhida  em homenagem ao aniversário do pintor Leonardo da Vinci, considerado por muitos um dos artistas mais completos e um dos maiores gênios da história da humanidade. Leonardo da Vinci dizia que “A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível".

E para comemorar a data, trazemos algumas estratégias de ensino utilizando o Google Arts & Culture (Em português, Google Arte e Cultura), uma ferramenta idealizada pelo Google para tornar a arte acessível para todos os usuários. A ferramenta oferece conteúdo de diferentes instituições em um só lugar, com acesso simples e de forma didática. Para utilizá-la, entre no site https://artsandculture.google.com/ ou baixe o aplicativo no seu smartphone buscando pelo nome  "Google Arts & Culture".

O Google Arte e Cultura traz a possibilidade de visitar exposições, analisar obras de artes (com um zoom incrivelmente detalhado), navegar por museus, fotos, histórias, vídeos, dentre outros. Ele carrega consigo recursos sensacionais que transformam as aulas presenciais ou on-line em uma viagem à arte. 

Um desses recursos é a "Realidade Virtual" que consiste em uma imersão nas obras de arte mundo afora. Outro recurso é a  "Pesquisa Temática'', que traz a opção de pesquisar obras de artes por cores, artistas, período histórico etc. Temos ainda a funcionalidade "Por Perto" que nos auxilia a encontrar exposições e museus próximos à nossa localização.

Uma pergunta que sempre surge é: como envolver e inspirar professores, pais e responsáveis a usar as tecnologias disponíveis? Nesta ferramenta, há uma seção que se chama Aprenda com o Google Arte e Cultura. Nela, são tratados diversos assuntos como literatura, música, arte, informática, história, entre outros. Você também encontra planos de aula elaborados com muito carinho por especialistas em educação, podendo realizar o download e utilizá-los em suas aulas.

Envolver adultos parece moleza com tantos benefícios, mas, e como faremos para envolver as nossas crianças? Que tal uma excursão virtual? Ou ferramentas interativas? Quando tratamos de crianças e adolescentes, as palavras interação e colaboração são sempre aliadas à educação. Utilizando o Google Arte e Cultura, nós entregamos um aprendizado mais divertido e envolvente com experiências lúdicas.

Com o Blob Opera, os alunos podem criar de forma lúdica a sua própria ópera. Podemos explorar os diversos elementos que compõem a música, o som, ritmo etc. Não é demais?

Nós, da GetEdu, gostamos de iniciar nossas formações utilizando o Quebra-Cabeça Colaborativo do Google Arte. É uma forma ótima de apresentar alguma obra de arte para seus alunos de um modo divertido, além de integrar mais as pessoas da sala, já que todos estarão mexendo no mesmo quebra-cabeça.

Nós sabemos que a utilização de imagens em livros didáticos de diversas matérias é muito comum e o estudo sem o estímulo visual pode até acontecer, mas é maçante. Levando em consideração que as imagens facilitam a compreensão e fixação daquilo que está sendo ensinado, buscamos inserir no ensino da arte nas escolas as novas mídias tecnológicas, para que nós, professores, possamos orientar os estudantes de forma que a internet seja utilizada de forma proveitosa e eficiente.

O Google Arte tem uma infinita possibilidade de uso, nossa sugestão é que você explore todas as suas funcionalidades, sempre pensando em experiências instigantes e significativas para seus alunos. Experimente e boas aulas!


  




Um abraço,
Equipe GetEdu

Escrito por Thamires Willhee e revisado por Suzane Medeiros e André Vilarim.



Postar um comentário

1 Comentários