É comemorado no dia 07 de abril o dia Nacional de combate ao bullying e à violência nas escolas. A data foi estabelecida por lei, no exato dia de um massacre em uma escola em Realengo, Rio de Janeiro, que aconteceu em 2011. A sanção da Lei nº 13.277 tem o objetivo de trazer um novo olhar aos educadores e gestores para os danos causados pelo bullying e provocar a reflexão sobre o tema.
Mas, você sabe o que é
bullying? A palavra vem do inglês bully, que significa brigão ou valentão. O
bullying é caracterizado por qualquer provocação degradante ou ofensiva de
forma intencional como xingamentos, piadas de mau gosto sobre a aparência
física, isolamento, ameaças, entre outros. Essa prática acontece de algumas
formas: verbal, física e virtual.
Na internet, mensagens
depreciativas se espalham rapidamente e tornam o bullying ainda mais maldoso.
A exposição à internet e às redes sociais cada vez mais presente,
inclusive na vida de crianças e adolescentes, acaba gerando um sério problema:
o cyberbullying.
Mas a tecnologia também
pode trazer grandes aprendizados e benefícios aos alunos e o educador pode
usá-la ao seu favor. Para combater este mal, o professor deve estar atento aos
comportamentos dos alunos e também pode promover ações para conscientizá-los
sobre o problema e trazer a execução de atividades que ajudem a acabar com essa
prática.
É interessante utilizar
recursos pedagógicos digitais, como elaborar slides usando o Google
Apresentações, usar o mural do Google Classroom ou criar um quadro no Google
Jamboard para os estudantes deixarem suas impressões sobre a realidade na qual
estão inseridos e , após isso, apresentar vídeos do Youtube sobre o tema e
promover debates com os alunos, a fim de encontrarem juntos soluções que evitem
essa prática.
Uma ótima dica é o
Interland, uma aventura on-line do Google com quatro jogos, onde em um deles
(Reino da bondade) as crianças e adolescentes podem aprender a ser gentis com
os outros internautas e também bloquear aqueles que praticam o bullying.
O Google Formulários
também pode ser utilizado para avaliar o sócio-emocional dos seus alunos. Uma
sugestão é enviar um formulário auto avaliativo toda semana para que eles
avaliem como foi a sua semana e contem para o professor algo que aconteceu com
eles e que eles não gostaram.
Existem diversas formas
para evitarmos o bullying, utilizando as ferramentas Google. Agora, cabe a nós,
professores, debater mais sobre esse assunto em sala de aula e conscientizar
nossos alunos do mal que isso faz com quem recebe bullying.
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