As tecnologias surgiram para mudar e facilitar a nossa vida em todos os aspectos. As novidades tecnológicas mudaram a forma como nos comunicamos, tornando instantâneas e simples as formas de fazer pagamentos, de assistir filmes e séries, entre outros exemplos que poderiam ser citados.
No campo educacional, a tecnologia também pode mudar o que está vigente. Apesar de ainda ser vista com desconfiança por parte de alguns professores, a tecnologia pode tornar as aulas mais atrativas, mais interativas e, consequentemente, fazer com que os estudantes tenham mais interesse nas aulas. Além disso, a tecnologia oferece aos estudantes um maior número de fontes de pesquisa e informação, com acesso a outros materiais e aprendizado por meio de novas formas. Tudo isso pode ser compartilhado em sala de aula, o que resultará em uma maior participação dos estudantes e, consequentemente, no seu desenvolvimento.
No entanto, de nada vai adiantar apenas o uso das tecnologias educacionais, sem um planejamento para seu uso, por parte dos professores, e sem saber como utilizá-las. O trabalho com as tecnologias educacionais pode começar, por exemplo, pelo uso do Google Apresentações, que é de simples manuseio, possibilitando aos professores adicionarem vídeos, imagens e outros recursos visuais. Isso pode facilitar as explicações de conteúdos em sala de aula e tornar as aulas mais atrativas aos estudantes, fazendo com que eles prestem mais atenção ao que está sendo exposto.
As aulas também podem se tornar mais interativas, porém, é necessário que os professores proporcionem essa abertura aos estudantes para que sejam aulas dialogadas. Isso pode ser feito por meio de estímulos como perguntas, imagens, vídeos, slides e formulários, usando também a gamificação nessas duas últimas ferramentas. O Google Apresentações pode ser utilizado para esse fim, pois é uma ferramenta de fácil manuseio, que possibilita a incorporação de diversos elementos, além de complementos que oferecem uma grande possibilidade de uso, como a realização de perguntas ao vivo aos estudantes. Dessa forma, os estudantes também podem expor seus conhecimentos prévios e aumentar a sua participação nas aulas. Os professores, por sua vez, podem fugir de uma aula somente expositiva, cativando os seus estudantes, proporcionando a aprendizagem de uma forma mais dinâmica.
Hoje, os estudantes têm um acesso maior a fontes de pesquisa e informações dos mais diversos tipos, o que colabora muito para a realização das atividades escolares. Com as pesquisas, o estudante pode levar suas dúvidas para sala de aula ou compartilhar com professores e colegas os conhecimentos aprendidos e as dúvidas que aparecerem, fazendo com que as aulas não sejam monótonas e haja uma maior participação entre os integrantes da classe.
Porém, é preciso que os professores saibam extrair as potencialidades das tecnologias para educação, estejam abertos, formados e encorajados para incorporar as tecnologias às suas práticas e, além disso, devem fazer com que os estudantes se engajem nas aulas. Fazer uso das ferramentas Google é uma ótima forma de levar a tecnologia para dentro de sala de aula, visto que elas possibilitam o trabalho coletivo e auxiliam professores e alunos na aprendizagem.
No canal da GetEdu no Youtube (youtube.com/getedubrasil), é possível encontrar depoimentos de professores que mudaram suas práticas com o uso das tecnologias em sala de aula. Acesse o nosso canal e inspire-se com esses profissionais que já estão mudando as suas salas de aula para melhor com o uso do Google Workspace for Education!
0 Comentários