Quando pensamos em planejamento de aulas, conseguimos encontrar as dificuldades em organizar materiais e ideias, além de como montar o nosso cronograma de conteúdo. No início do ano letivo, dentro do espaço escolar, surgem diversas demandas, como: o planejamento de ensino do professor, os planos de aulas, organização de material escolar, etc.
Então, trouxemos algumas ideias de uso das ferramentas do Google Workspace, utilizando um exemplo de metodologia.
Primeiramente, é necessário criar um local onde podemos colocar todos os materiais e planejamentos das nossas aulas, para isso, o Google Drive é a melhor opção, já que, quando criamos uma pasta, podemos direcionar todos os nossos arquivos para o mesmo ambiente. Dessa forma, conseguimos encontrar com facilidade nossas avaliações e atividades, além do nosso próprio cronograma e planejamento.
Em seguida, algo que podemos utilizar para começar a montar as aulas, podemos utilizar o Google Jamboard para montar um mapa mental com chuva de ideias sobre o tema que deseja trabalhar em sua sala de aula. Utilizando as notas no Jamboard, conseguimos montar um “brainstorm” (ou uma chuva de ideias) da aula que planejamos dar, além de ser uma excelente ferramenta para poder montar atividades com seus alunos. O Jamboard é o ideal quando se quer montar atividades, jogos, especialmente ao ter uma lousa interativa dentro do ambiente escolar, trazendo uma maior interação com os estudantes.
Outro local onde podemos criar mapas mentais é o Google Desenhos. Com ele, é possível, também, criar atividades, colocar suas ideias e organizá-las, montando um espaço onde consegue colocar as ideias de atividades, vídeos, conteúdos e avaliações. É um espaço onde conseguimos montar imagens que representem o nosso conteúdo, assim como criar banners para seus próprios materiais. Além de que, assim como o Jamboard, poder montar suas atividades para sala de aula.
Após montar seu mapa mental, é a hora de montar a sua aula. Para isso, podemos usar o Google Documentos para descrever as atividades a serem realizadas durante as aulas e planejar o passo a passo das atividades a serem desenvolvidas, além de, também, montar atividades e testes. O Docs, inclusive, possui, em sua galeria de modelos, um modelo de plano de aula para auxiliar na organização do que é necessário preencher.
O Docs, inclusive, pode ser utilizado para montar que atividades deseja realizar com seus alunos dentro de sala de aula, desde estudos dirigidos e atividades a testes e avaliações.
Outra ferramenta para trabalhar com a organização das suas aulas é o Google Planilhas. Com o Planilhas, é possível organizar e montar um cronograma para suas aulas e atividades, podendo, inclusive, colocar os ícones dos documentos onde está cada atividade e plano de aula utilizando os ícones inteligentes. Além de que, com a nova função de linha do tempo na planilha, isso simplifica a criação de um cronograma, apenas pegando as datas de início e fim de cada aula ou atividade. Dessa forma, podemos organizar nossas aulas
Com o Google Apresentações, chega o momento em que a preparação do conteúdo surge para montar, enfim, a aula que será dada. Dependendo da faixa etária trabalhada e abordada, os slides criados com o Apresentações serão os pontos chaves do seu planejamento. É neles que você irá definir o que é importante naquele conteúdo, já que, por ser uma ferramenta onde, o que você mostra, chama a atenção do aluno, facilitando o processo de trabalho de memória. Dessa forma, conseguimos criar uma conexão com a aprendizagem do aluno e trazemos ele para a aula (especialmente se utilizamos dos recursos de áudio, vídeo e imagens da ferramenta).
Por fim, essas são apenas algumas das ferramentas do Google Workspace com um exemplo de uso delas para que possa auxiliar no processo de planejamento de aula. Mas vale lembrar que, cada um possui a sua metodologia e pode usar as ferramentas com liberdade para suas próprias aulas.
Lembre-se de nos seguir nas redes e no YouTube
0 Comentários