Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas Google que carregam funcionalidades incríveis de acessibilidade, você sabe o que significa a palavra “Acessibilidade”? Significa basicamente facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição. Segundo Romeu Sassaki (pesquisador brasileiro, pioneiro e autor de vários trabalhos sobre inclusão), existem 6 tipos de acessibilidades, vamos conhecê-las?
Acessibilidade arquitetônica: Que diz respeito ao acesso aos ambientes físicos.
Acessibilidade comunicacional: Que diz respeito às diferentes maneiras de expressão/transmissão de informação.
Acessibilidade metodológica: Que diz respeito a instruções baseadas nas inteligências múltiplas e também a novos conceitos de aprendizagem.
Acessibilidade instrumental: Que diz respeito à adequação de aparelhos e equipamentos tecnológicos/analógicos.
Acessibilidade programática: Aliada a eliminação das barreiras invisíveis em textos normativos.
Acessibilidade atitudinal: Se relaciona a eliminação de preconceitos, estereótipos, etc.
Agora que você já "conhece", vamos a uma informação muito importante e que vai mudar a forma como você/nós vemos o mundo: DOS 8 BILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO 1 BILHÃO POSSUI ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA.
E com essa informação em mente podemos relembrar a principal missão do Google, e aí? Você sabe qual é ela? A missão do Google é organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas. Então, o Google incentiva os desenvolvedores e editores a criar e desenvolver produtos e aplicativos tendo a acessibilidade como premissa.
Diversos aplicativos e serviços que o Google desenvolve trazem esses recursos, veja abaixo, as principais funcionalidades e os respectivos aplicativos:
Utilizando os aplicativos a partir de um Chromebook (equipamento computacional desenhado pelo Google para a educação) podemos contar também com a ajuda do leitor de tela em quase todas elas. Incrível né? Mas peraí, você ainda está curioso? Que tal verificar tudo que o Google nos oferta quando o assunto é ACESSIBILIDADE? Clique aqui e saiba mais.
“Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar.” Vernã Myers
Lembre-se de nos seguir nas redes e no YouTube Artigo escrito por Layna Guimarães, revisado Marcele Aline e Wellington Maciel.
0 Comentários