NOTA DO EDITOR: A partir de hoje, os nossos artigos serão trabalhados para também atender ao público técnico que nos acompanha.
Muita gente ainda, sequer sabe que esse recurso fantástico do Google existe, garanto que você vai gostar de conhecê-lo. Vamos falar sobre como usá-lo na prática e focar mais nas possibilidades de uso, e se você já achava os aplicativos do Google Workspace legais, agora você vai se apaixonar de vez. Ao final dessa leitura você terá criado o seu primeiro bot usando o Google Apps Script.
Você pode acessá-lo através:
Do link: https://script.google.com
Pelo seu Google Drive, clicando no botão NOVO > MAIS > Script do Google
Ou de dentro de algum aplicativo do Google, como o Documentos:
Tá, mas o que exatamente faz esse recurso do Google?
São muitas as possibilidades, listarei abaixo algumas que considero mais importantes:
Headless applications;
Google Add-On;
Aplicações Web com frontend;
Backend jobs;
Bibliotecas de código;
Web Services;
O que sua imaginação e criatividade conseguir.
Backend jobs é realmente útil quando você precisa de rotinas automatizadas para realizar tarefas que geralmente são feitas manualmente, por exemplo, se você tem um formulário de suporte e precisa resetar as senhas manualmente, você pode ter um script que lê a planilha, valida os dados, reseta as senhas e envia um e-mail para o solicitante informando o resultado.
Webservices é muito útil para integrar qualquer tipo de sistema, imagina que a sua instituição já possui um sistema para cadastro dos alunos e turmas, mas vocês agora utilizam o Google Sala de Aula e precisa que quando uma matrícula ocorra no seu sistema, o aluno seja automaticamente incluído também na respectiva turma no Google Sala de Aula, isso é muito simples de resolver utilizando Apps Script e a API do Classroom.
Basicamente, se você é da área de tecnologia, seja de programação, suporte ou mesmo infra, isso aqui é uma mão na roda. Apps Script é uma forma fácil de se inserir no mundo das APIs. Se você não é da área de tecnologia mas é um educador(a) curioso(a) que quer aumentar sua produtividade essa será uma porta para o infinito.
E o que eu preciso saber para começar a usar ?
O básico de programação em Javascript, mas se você não sabe o básico ainda, continua que vou te guiar passo a passo. Começaremos a falar de forma um pouco mais técnica a partir de agora.
Hoje para você integrar uma aplicação sua aos recursos do Google, seja para fazer login, salvar um arquivo em nuvem, ou mesmo para hospedar seu site, você precisará de no mínimo:
Criar um projeto no Google Cloud;
Ligar as API’s no seu projeto;
Criar uma credencial de autenticação;
Ativar uma conta de faturamento a depender de sua aplicação.
É amigo(a), não é tão fácil como parece, MAS, com o Google Apps Script você só precisa:
Escrever sua lógica.
E é aqui que a coisa começa a ficar boa. Simplesmente se você precisa criar uma aplicação web rápida para resolver um problema específico, como por exemplo, permitir que diretores de escolas possam resetar a senha de contas institucionais para alunos que esqueceram suas senhas ou mesmo, automatizar abertura de chamados técnicos ou quem sabe, automatizar mensagens de boas vindas e aniversário de colaboradores de sua instituição, você só precisa abrir o Apps Script e escrever o que precisa.
Simples assim? Sim, simples assim! E posso te contar o melhor? 100% de graça!
Vamos conhecer agora um pouco do Google Apps Script e como ele está estruturado. Primeira coisa que é importante entendermos, é que existem 02 tipos:
Standalone (Independente / Sozinho)
Bounded (Embarcado / Vinculado)
A diferença é que o segundo você precisa criar através de um aplicativo do Google, pode ser vinculado ao Planilhas – meu favorito, Documentos, Formulários, Apresentações e outros. Já o primeiro não é vinculado, mas pode utilizar qualquer tipo de documento em sua lógica.
Você pode, portanto, criar um script que escreve um documento automaticamente, ou que alimenta uma planilha com base em um e-mail recebido, ou que envia um e-mail com base numa nova linha que é inserida em uma planilha.
É possível também escrever um script e agendar a sua execução para diariamente ler uma planilha, verificar se é aniversário de alguém e enviar um e-mail desejando os parabéns para aquela pessoa.
Como mencionei, pode usar o GAP para fazer o que sua imaginação e criatividade conseguir.
E por onde começar?
Após acessar o Google Apps Script, gostaria que observasse isso:
Como sugerido na imagem, troque o nome do projeto para um que faça sentido com o que você está desenvolvendo. Quando começar a escrever poderá observar que ele não salva automaticamente como os outros aplicativos do Google então fica atento para de tempos em tempos salvar, ou sempre que você executar a sua lógica para testar, ai sim ele salvará automaticamente.
O botão em azul de Deploy utilizamos quando finalizamos a nossa aplicação e formos implantá-la, neste momento temos algumas opções de tipos de implantação, como eu mencionei anteriormente, você pode usar o GAP para diversas coisas, você poderá implantar como App da Web, Biblioteca, ou Web Service (nesse caso, seria no modo aplicativo da web também).
Vamos colocar a mão na massa ?
O termo function sempre estará presente para informar ao GAP que isso é uma função que precisará ser executada.
Onde está o texto myFunction (minha função) você pode substituir por um outro termo qualquer mas que faça sentido com o que está desenvolvendo.
Sua lógica fica entre os chaves, é aqui que escreveremos o que a função deverá fazer.
Uma das grandes vantagens de usar o Google Apps Scripts é poder usufruir das APIs do Google de uma forma super simples.
Criaremos agora um bot que enviará uma mensagem diária para seu e-mail te lembrando o quanto você é capaz de fazer e alcançar qualquer coisa. Preparado(a)?
Passo 01: substitua o nome da função para motivacaoDiaria, sem os acentos.
Passo 02: adicione uma linha de código, conforme exemplificado abaixo, substituindo o meuemail@gmail.com por seu endereço de e-mail pessoal.
O nosso bot está pronto, agora vamos entender o que fizemos. Provavelmente quando você começou a digitar Gmail… o editor mostrou as opções para você, isso ocorre porque o Google Apps Script já vem com várias APIs disponíveis e prontas para uso dentro de nossa lógica.
GmailApp informa para o Google Apps Script que você vai utilizar a api do Gmail, quando você digita o ponto, ele então sugere várias opções de ações, a que escolhemos foi sendEmail que significa basicamente, enviarEmail.
Essa ação (método) pede a você algumas informações:
Para quem enviar
O assunto do e-mail
O texto do e-mail
E foi exatamente o que fornecemos. Agora você pode experimentar seu código, para isso clique em Executar:
Clique em Revisar Permissões:
Selecione a sua conta:
Autorize o seu próprio aplicativo a enviar o e-mail utilizando o seu próprio Gmail.
Pronto, agora pode ir ao seu e-mail e verificar se sua mensagem de motivação está lá. A minha já chegou.
Agora, vamos agendar essa função para ser executada diariamente.
Passo 01: passe o mouse sobre os ícones:
Passo 02: selecione a opção Acionadores
Passo 03: selecione a opção ilustrada:
Passo 04: configure a automatização conforme ilustrado abaixo, em seguida clique em Salvar.
A partir de agora, todos os dias entre 7 às 8 da manhã você receberá um lembrete motivacional.
Parabéns, você criou seu primeiro bot automatizado em poucos minutos.
Se quiser apagar o agendamento, basta seguir as setas abaixo:
Conclusão
Deu para perceber que o Google Apps Script é simples de começar a usar, não precisamos nos preocupar com a infraestrutura, configurações e tampouco com custos. A ideia do artigo foi apresentar de uma forma leve esse recurso tão poderoso do Google. Aqui nós vimos na prática como usá-lo e entendemos algumas possibilidades de uso.
Te convido a aprender mais sobre o assunto, na documentação tem muitos exemplos práticos que você pode tentar por conta própria, contudo, se você desejar, a GetEdu tem cursos 100% práticos que você pode recomendar para sua instituição, são inúmeras as vantagens de se utilizar o GAP, você pode resolver problemas do dia a dia de forma simples criando algumas automações em processos que muitas vezes são manuais e repetitivos.
Vale ressaltar que, o Google Apps Script permite que você crie Webservices que podem servir como integrador de qualquer tipo de aplicação com as APIS do Google, logo, se você ou sua instituição desejar integrar sistemas pré-existentes com apps do Google como o Classoom, Drive ou mesmo o Google Admin Workspace, é totalmente viável e nós ensinamos isso na prática em nossos cursos.
Lembre-se de nos seguir nas redes e no YouTube
0 Comentários