Com o aumento crescente do uso das tecnologias digitais na sala de aula e nos ambientes educativos, os conteúdos passam a ser cada vez mais dinâmicos e abrangentes no sentido de possibilitar diversos modos de aprendizagem a depender do perfil do aluno. Os estilos de aprendizagem estão associados a forma particular de adquirir conhecimento e habilidades através de experiências, por essa razão a disponibilização de conteúdo em diversos formatos abrangerá todas as individualidades e terá maior efeito final sobre o coletivo.
Cada vez menos materiais tradicionais chegam às salas de aula, e por isso o Podcast vem tomando seu espaço como forma de aprendizagem, recurso que já é altamente difundido na juventude em uso informal, com podcasts sobre os mais variados temas. Como ele possibilita a autonomia no controle da informação recebida, os podcasts potencializam a auto aprendizagem, interdisciplinaridade e claro, tornam os materiais acessíveis.
Mas o que é um Podcast? Nada mais do que um conteúdo de áudio gravado e disponibilizado online através de plataformas de streaming ou diretamente no dispositivo. Tem ganhado popularidade por ser facilmente compartilhado e permitir que o aluno consuma o conhecimento realizando outras atividades mais simples como caminhar, desenhar ou se deslocar para algum lugar.
É comum pensar que as tradicionais “uma hora aula” podem ser insuficientes para passar todo o conhecimento sobre determinado tópico, e por isso os podcasts apresentam-se como uma ótima alternativa para material suplementar ao conteúdo de sala, ou até mesmo sobre assuntos extracurriculares mas de extrema importância para jovens, como educação financeira, carreira, relacionamento interpessoal, etc. Outra forma interessante de lidar com essa ferramenta é fazer com que os próprios alunos sejam produtores de conteúdo, ao invés de apenas consumidores. Nesse formato o aluno poderá desenvolver aspectos como autonomia, autodidatismo, oralidade, entre outros.
Atualmente existem diversas ferramentas prontas no mercado e disponíveis para consumo e disponibilização de conteúdo no formato Podcast (Spotify, Deezer, Google Podcasts). Através dessas plataformas de streaming online, é mais comum sermos consumidores de conteúdos já disponibilizados, porém nesse artigo falaremos um pouco sobre a possibilidade de ter o seu próprio podcast publicado por exemplo, no Google Podcasts ou em todas essas plataformas ao mesmo tempo.
Antes de mais nada, é importante compreender que o processo para inserir uma faixa de áudio nessas plataformas não é realizado através de um simples upload de arquivo. Para que seus podcasts sejam disponibilizados por essas plataformas acima, você precisa primeiro de um Feed RSS, que é uma tecnologia usada para distribuir dados (no caso, seus podcasts) em tempo real e será o centralizador do seu conteúdo de áudio.
Através deste, você poderá sincronizar com todas as plataformas de streaming que quiser, passando a integrar novo conteúdo diretamente através do feed. Existem algumas empresas que disponibilizam esse serviço (Feed RSS), duas delas são Soundcloud e Anchor. Não entraremos em detalhes no processo e informações de cadastro, mas ambas as citadas prometem um processo simples de ser realizado. Com seu feed de áudios pronto, você poderá ativar a sincronização com as principais plataformas de streaming, podendo disponibilizar o link direto para seus podcasts em sala de aula ou redes sociais.
Entre as principais plataformas está o Google Podcasts, que é um agregador de podcasts totalmente gratuito e que pode ser utilizado em vários contextos, como celular, navegador do computador, Google Home, automóveis, entre outros. Conta ainda com a super inteligência artificial do Google e suas recomendações precisas de conteúdos de interesse. Além disso, como seu podcast estará “no Google”, o mecanismo de busca (Google Search) poderá entregá-lo para usuários que busquem por termos relacionados. Caso queira entender mais sobre essa ferramenta e como ela interage com o seu Feed RSS, acesse o suporte oficial do Google.
Inicie sua jornada com os podcasts e tenha um maior impacto na vida dos seus alunos!
Um abraço,
Equipe GetEdu Escrito por Ian Zdanowsky e revisado por Suzane Medeiros.
1 Comentários
A possibilidade de poder construir um conteúdo a partir da leitura que se faz sobre um tema, é algo enriquecedor, sobretudo como uma possibilidade de utilizar esta tecnologia de modo a favorecer a aprendizagem, desenvolvendo várias competências e habilidades.
ResponderExcluir