Todo ano, ao menos duas vezes, acredito que em todas as escolas do Brasil, professores e gestores escolares se envolvem no que comumente chamamos de semana pedagógica. Essa prática, que se iniciou no século XX, surgiu como resposta à necessidade de atualização e aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores, face a mudanças na educação. No Brasil, tal semana se consolidou como um evento obrigatório para educadores a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n 9394/1996), que fez necessária a criação de um período de planejamento antes de se iniciar o ano letivo.
Eu posso citar que, em 1997, quando iniciei minha vida como professora efetiva de escola, já utilizávamos dessa prática, onde tínhamos palestras, cursos e momentos para refletir, planejar e organizar a escola e as salas de aula para a chegada dos alunos. Momentos de muito aprendizado e trocas de experiências enriqueciam a semana e nos preparava para o desafio do ano letivo que estava por chegar.
E isso que, àquela época, eu estava começando a trabalhar com tecnologia educacional, como professora de informática educativa, porém, para os outros professores regentes, a tecnologia ainda não era algo presente na rotina de uma sala de aula, que mantinha os mesmos padrões da escola moderna do século XIX, com cadeiras enfileiradas e professores como os "donos do conhecimento".
Hoje, com as constantes mudanças que a tecnologia impõe à sociedade, para que a realidade escola-sociedade não sejam realidades distantes, os professores se veem com o desafio de levar a tecnologia também para o dia a dia escolar, de assumir um novo papel, de curador de conteúdo e de inovador das práticas pedagógicas, porém a velocidade que a tecnologia chega para a sociedade, nem mesmo em nossas vidas pessoais conseguimos acompanhar.
Aí, mais uma vez a semana pedagógica ganha um espaço fundamental para a capacitação de professores, ao proporciona-lhes um momento exclusivo para reflexão, aprendizado e compartilhamento de experiências. Quando bem preparadas, as escolas tem oportunidade de enriquecer esses momentos com palestras e oficinas de profissionais especializados em assuntos diversos relacionados às tendências e avanços na área da educação e das tecnologias para auxiliar na prática docente. Ferramentas como a plataforma Google for Education, Canva, Kahoot, Padlet, YouTube, Quizlet, realidade aumentada, realidade virtual e Inteligência Artificial podem fazer parte desses encontros, fazendo com que os professores conheçam e se sintam confortáveis na utilização de algo novo em sala de aula.
E a GetEdu, pensando em auxiliar os professores de todos os estados e municípios, fez parceria com a Moonshot para trazer aos professores e aos gestores a oportunidade de assistir uma diversidade de palestras e oficinas para engrandecer seu conhecimento em tecnologia. Um evento 100% on-line e gratuito, que ocorrerá em dois momentos para atender a todos os períodos de férias dos estados - de 24 a 28 de julho e de 07 a 11 de agosto.
Convide a todos e se inscrevam na Semana Pedagógica Moonshot! pelo site https://semanapedagogica.com.br/. A palestra do Wellington ocorrerá no dia 25 de julho e eu estarei com 4 oficinas nos dias 24/07, 26/07, 07/08 e 09/08, das 18h às 19h, sobre acessibilidade usando as ferramentas do Google.
Por fim, acreditamos que, ao investir em conhecimento, os educadores estão não só conquistando crescimento profissional, mas também pessoal e, o conhecimento expande a mente, dá autonomia e nos ajuda a enfrentar os desafios da vida.
Aproveitem as férias, relaxem a mente e se preparem para a nova jornada que virá.
Um abraço a todos!
0 Comentários