Você já ouviu falar em “gamificação”? Em outras palavras, “gamificação” é um termo nacional para o uso dos elementos e princípios dos jogos em outros contextos, como por exemplo um sistema de pontuação e níveis, onde o usuário poderá avançar de acordo com alguns parâmetros. Podemos perceber que essa metodologia está presente em diversos pontos da sociedade, como websites, campanhas de marketing, aplicativos empresariais e claro, na educação.
Ao longo dos últimos anos, essa técnica vem sendo cada vez mais difundida e utilizada em ambientes educacionais, pois através das dinâmicas propostas pelo modelo de “game” e suas características, o aprendizado de conteúdos mais complexos pode se tornar mais divertido e engajador. Além disso, experiências “gamificadas” tendem a proporcionar um ambiente mais colaborativo e motivador para os alunos.
O uso da “gamificação” para desenvolvimento de atividades pedagógicas pode estimular a competitividade saudável e, portanto, fazer com que os alunos tenham maior responsabilidade sobre o próprio aprendizado. Além disso, é muito comum ver que ambientes de jogos fazem com que estes se sintam mais à vontade no processo de tentativa e erro, tão importante para o desenvolvimento.
Olhando pelo lado do professor, é muito interessante a possibilidade de inclusão para alunos que têm maior dificuldade no aprendizado, além da possibilidade de medir o desenvolvimento e progresso de todos os alunos através das métricas capturadas nessas atividades "gamificadas''. É claro que essas possibilidades variam muito a depender da dinâmica e ferramentas escolhidas para executar os exercícios.
Uma ótima alternativa para realizar atividades com essa característica é o Google Formulários, ferramenta que hoje já faz parte do dia-a-dia de muitos estudantes e educadores em todo o mundo. Além de ter a possibilidade de criar trilhas específicas com base nas respostas dos alunos, o professor terá um registro documental da experiência de cada um, que poderá ser visualizada diretamente no formulário ou através de uma planilha vinculada a este.
Vamos a alguns exemplos de uso: Um professor de geografia poderá separar a turma em grupos e, ao final de cada aula, passar pequenos formulários de revisão para os integrantes dos grupos. A pontuação somada dos alunos de um determinado grupo irá determinar o ranking das melhores equipes, o que deverá motivar a competição saudável e a colaboração entre os colegas do mesmo time. Ao final do ano, o professor ainda terá informações sobre os progressos individual e coletivo daquela turma, bem como percepções sobre assuntos que remetem a uma maior dificuldade, que podem, inclusive, ser reflexo de uma metodologia ineficiente.
Outra forma muito interessante de trabalhar com formulários “gamificados” é através da recompensa. Crie um sistema de insígnias/certificados/medalhas para os alunos que responderem os formulários de revisão e coloque-as em evidência para o restante da turma/escola. Os alunos ficarão motivados a realizar as tarefas pelo mérito de obter essas “credenciais”.
Mas, para que isso não fique muito abstrato, convidamos você para conhecer um formulário “gamificado” da GetEdu (criado por alunos de uma escola pública de Fortaleza - CE) clicando aqui. Preparamos também um vídeo rápido explicando uma estrutura de “gamificação” no Google Forms (diferente dos exemplos citados acima), que poderá ser facilmente aplicada em sua sala de aula. Vamos conhecer?
Um abraço,
Equipe GetEdu
Escrito por Ian Zdanowsky e revisado por André Vilarim e Marcele Aline.
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