As brechas deixadas pela pandemia criaram uma série de oportunidades para reinventar a educação no Brasil e no mundo, abrindo novos papéis para os professores recriarem em suas escolas. Durante esse período, os professores se uniram para inovar e apoiar uns aos outros, trocando assistência no uso de novas tecnologias, curadoria de recursos, uso de plataformas digitais e desenvolvimento de pedagogias inovadoras, incluindo aquelas que constroem independência e resiliência na aprendizagem.
Novas abordagens para a educação estão aparecendo no ensino, na preparação e desenvolvimento de professores e no projeto de escolas. Um aspecto fundamental da construção dessa capacidade é desenvolver ambientes que promovam a colaboração, a liderança e a tomada de decisões dos professores como elementos centrais do projeto da escola, envolvendo os próprios professores no processo.
É exatamente esse perfil de professores, que acreditam no poder da transformação da educação por meio da inovação, que o Google busca para o seu programa de certificação Google Innovator. Neste programa, são selecionados em diferentes países, educadores que trabalham com colaboração e novas possibilidades para a sala de aula, tendo o aluno como grande protagonista da história. Os melhores candidatos serão responsáveis por empoderar outros educadores e estudantes por meio de uma cultura de inovação dentro de escolas e comunidade.
Os requisitos para se candidatar e participar do Google Innovator são: ter a certificação Google Educator Nível 1, desenvolver uma apresentação da sua visão de inovação que promova a transformação na educação e criar um vídeo em português apresentando essa visão. Durante o processo de inscrição, o educador compartilha sua ideia sobre uma solução inovadora para um desafio educacional atual em qualquer escala (desde a sala de aula a algo mais grandioso), fala sobre a dificuldade que espera solucionar e explica sua ideia para a solução inovadora. Se selecionado, ele vai para a Academia de Inovação, na sede do Google em São Paulo, fazer uma imersão onde dará os primeiros passos para que o desafio proposto se transforme num projeto de inovação para a educação. Durante todo o processo, o candidato passa por um acompanhamento com mentores para desenvolver seu projeto e no final torná-lo em um plano de ação na comunidade.
Para ajudar os interessados, o Google oferece um centro de treinamento on-line, o Teacher Center. Lá, é possível se preparar para cada uma das certificações, a partir de trilhas de aprendizagem desenhadas por educadores e para educadores de todo o mundo. Para saber sobre o processo para se tornar o próximo Google Innovator e fazer parte desta comunidade de educadores criativos e inovadores, clique aqui e fique ligado nas datas de inscrição.
Um abraço,
Equipe GetEdu.
Escrito por Katrleen Araújo e revisado por Suzane Medeiros.
0 Comentários