Hoje, 28 de janeiro, é o Dia Internacional da Proteção de Dados. A data é uma forma de conscientizar as pessoas que utilizam a internet da importância da proteção dos dados que são transmitidos on-line e estimular as organizações a serem mais responsáveis com os dados de seus usuários.
Há dois anos está em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E qual a importância desta lei? Ela permite que as pessoas tenham controle sobre como suas informações são utilizadas por organizações, pelas empresas e pelo governo.
Para proteger seus dados contra vazamentos e ataques, é preciso ser cauteloso e reconhecer os riscos de algumas atitudes on-line. Mas você, como usuário da internet, sabe proteger bem a sua privacidade e seus dados?
A GetEdu traz algumas dicas para você:
Tenha uma senha forte
Nós sempre ressaltamos em nossos cursos que é uma senha forte o que faz a sua conta, institucional ou não, ser segura. Alguns pontos para aumentar a segurança da senha são:
Não coloque nome ou data de nascimento sua ou da sua família como senha. Essas informações são fáceis de serem obtidas por um hacker.
Quanto mais longa for a sua senha, melhor. Senhas pequenas são fáceis de serem descobertas. O ideal é ter pelo menos 9 dígitos.
Quanto mais você misturar letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos, mais forte será sua senha e mais difícil será para alguém mal-intencionado descobri-la.
Diversifique as senhas. Usar a mesma senha em contas importantes é arriscado. Se alguém descobrir a senha de uma das suas contas, essa pessoa terá acesso a todas as outras. Pense nisso.
Use o Gerenciador de Senhas do Google
Como falado anteriormente, o ideal é ter uma senha diferente para cada site. Mas sabemos que memorizar tantas senhas pode ser uma tarefa impossível. Para isso, o Google oferece um serviço que é chamado de Gerenciador de Senhas. Nele você consegue criar, proteger e salvar senhas de uma forma muito prática. E o melhor: O Google te notifica quando suas senhas salvas forem encontradas on-line. Não é demais?
Para usar o Gerenciador de Senhas, clique aqui.
Confira se o site que solicita os seus dados pessoais é seguro
Antes de compartilhar seus dados, verifique se o site é seguro e se aquela organização ou empresa tem uma boa reputação. Já houve alguns escândalos de grandes empresas vendendo os dados de seus usuários. Tenha cuidado, também, com aplicativos e sites que pedem autorização para acesso a sua localização ou a sua lista de contatos. Além disso, antes de aceitar, leia os termos para não dar acesso ilimitado aos seus dados. Sempre pense: "será que aquilo que o site ou app vai me oferecer vale a troca pelos meus dados?". Todo cuidado é pouco!
Mantenha um antivírus ou firewall ativos em todos os seus dispositivos
Um antivírus serve para detectar vírus no seu computador e removê-los. Ele também alerta sobre sites e softwares potencialmente inseguros. Já o firewall atua como uma parede que mantém usuários e softwares maliciosos fora do seu computador. Ele utiliza um filtro, que avalia a segurança e a legitimidade de tudo que trafega do seu computador para a internet.
Você é do time que atualiza o Chrome sempre que aparece a notificação, ou é daqueles que só vai empurrando para a frente e acaba esquecendo de atualizar? Da mesma forma que o antivírus e o firewall, é muito importante manter os aplicativos ou softwares sempre atualizados. Essas três ações diminuem os riscos e trazem mais segurança para os seus dados.
Utilize a verificação em duas etapas na sua conta Google
No ano passado, o Google comunicou que até o final de 2022 irá ativar automaticamente a verificação em duas etapas para mais de 150 milhões de contas. E quando ativada a verificação de dois fatores, como também é conhecida, será necessária a autorização do login utilizando outro dispositivo cadastrado, além de digitar a senha no seu equipamento. A medida é mais uma forma de tornar a sua conta ainda mais segura, já que mesmo que sua senha seja exposta, o acesso ainda precisa ser liberado por você.
Ah, e não é preciso esperar o Google fazer isso por você. Sugerimos que todas as suas contas Google tenham a verificação em duas etapas. Para saber como ativar, clique aqui.
Não utilize computadores públicos e/ou wi-fi público para acessar sites que contenham dados sensíveis
Tenha em mente que, ao acessar computadores ou wi-fi públicos, alguém pode tentar roubar os seus dados. Evite acessar conteúdo sigiloso - como sites de bancos - ou digitar senhas, pois elas podem estar sendo capturadas sem você perceber. Caso seja necessário acessar esse tipo de site, sempre utilize a janela anônima do navegador.
Pode não parecer uma tarefa tão simples, mas adotar essas medidas e estar sempre atento às questões de segurança e privacidade é primordial para preservar os seus dados e mantê-los longe de riscos.
E no dia de hoje, que tal usar o Google Assistente para saber como o Google protege os seus dados?
Diga: ''Ok Google, como você protege a minha privacidade?"
Para utilizar o Google Assistente, abra o aplicativo do Google e clique no microfone ou baixe o app Google Assistente e diga o que deseja.
Observação: Se o Google Assistente estiver desativado, você pode ativá-lo na parte inferior da tela, tocando em Ativar.
Gostou da dica? Siga-nos em nossas redes sociais.
youtube.com/getedubrasil
@geteduinpics
0 Comentários